Raymond Vannieuwenhoven foi condenado por assassinato de casal em 1986
Foto: Reprodução/TV/ NBC26
Raymond Vannieuwenhoven foi condenado por assassinato de casal em 1986

 Raymond Vannieuwenhoven, de 84 anos, foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos na quinta-feira pelo assassinado de um casal no estado de Wisconsin em 1976. O responsável pelas mortes de David Schuldes e Ellen Matheys, na época com 25 e 24 anos, respectivamente, passou anos desconhecido até que um exame de DNA em 2018 ligou o idoso ao crime.

Segundo a polícia, o casal estava prestes a se casar e decidiu acampar no parque McClintock quando foi assassinado. Primeiro, alguém atirou em David. O criminoso então perseguiu Ellen, abusou dela sexualmente e depois atirou duas vezes contra a jovem.

Amostras de DNA no corpo de Ellen foram coletadas na época e enviadas para um banco de dados, mas a análise desse tipo de material só começou a ser realizada nos anos 90 nos Estados Unidos, após a aprovação do FBI. Nenhum suspeito foi identificado até 2018, quando a polícia local contratou um novo serviço de análise desenvolvido por uma empresa local.

Histórico agressivo

Preso desde 2019, o acusado não confessou a autoria dos homicídios. Também não está claro o que teria motivado a ação violenta. Vannieuwenhoven tinha passagens pela polícia. Aos 20 anos, agrediu uma jovem de 17 anos que passeava com amigos na rua e passou seis meses preso. Nos anos 60, confessou que não oferecia apoio financeiro à esposa e à filha de um ano e ficou em liberdade condicional por 12 meses. No julgamento desta semana, o tribunal decidiu seguir os parâmetros das leis de 1976, quando o crime ocorreu. Na época, o caso era denominado homicídio em primeiro grau. A sentença adequada, segundo o juiz, foi a de prisão perpétua consecutiva para cada acusação devido à gravidade dos atos.

A sessão foi marcada por emoção. Segundo a emissora de televisão NBC26, a filha mais nova de Vannieuwenhoven leu um comunicado no tribunal no qual dizia acreditar na inocência do pai e defendia que ele foi "acusado injustamente". — Você é meu pai. Você sempre será meu pai. E eu te amo, e sempre vou te amar — disse. Por outro lado, para amigos e familiares das vítimas, a sentença foi recebida como uma forma de cura. Muitos usavam uma camiseta com os dizeres "Sinto saudade desde 1976, mas em 2021 finalmente vocês estão recebendo justiça". — Eu sei que Ellie e Dave não gostariam que carregássemos isso para sempre. Então, precisamos pensar dessa forma agora. E espero que eles estejam descansando melhor lá em cima, cuidando de nós o tempo todo — disse Lynn Baumgartner, amiga de Ellen.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!