Saiba como evitar o inchaço nas pernas e pés durante a viagem

Especialista explica porque acontecem problemas vasculares em longos trajetos e dá dicas de prevenção

Final do verão, carnaval, feriadão...

Esse é o momento que muitas pessoas aproveitam para realizar viagens longas, com mais de duas horas de duração, sem se movimentar. Isso geralmente resulta em pernas e pés inchados, com sensação de peso.

Reprodução

Por que isso acontece?

“Permanecer muito tempo numa mesma posição, ou um longo período sentado, como nos casos das viagens longas, prejudica o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. O resultado é uma circulação mais lenta e o consequente acúmulo de sangue nas pernas, provocando inchaço e sensação de peso e desconforto nos membros inferiores”, explica o médico vascular Gustavo Marcatto.

Não é só nos pés!

Mãos e braços também podem apresentar problemas de circulação durante as viagens, devido à imobilidade. O recomendado, nesses casos, de acordo com o especialista é realizar alongamentos, mesmo sentado na poltrona do ônibus ou avião (ou banco do carro), elevar os braços e abrir e fechar as mãos algumas vezes.

Reprodução

Cuidados básicos

Especialista explica que caso você viaje de ônibus ou avião, levante, pelo menos a cada duas horas, e circule pelo corredor por no mínimo 5 minutos.

E se a viagem for de carro?

O ideal é que o motorista faça paradas também a cada duas horas, para que tanto ele, quanto outras pessoas que estiverem no veículo, possam movimentar as pernas, ajudando assim na melhora da circulação sanguínea. “É preciso fazer alongamentos e movimentar-se. Mover os tornozelos em círculo e para cima e para baixo, ativando, assim, os músculos das panturrilhas e auxiliando no bombeamento do sangue”, indica Gustavo.

Beba água!

A ingestão de água, em qualquer ocasião, ajuda a deixar o sangue mais fluido, facilitando muito a circulação.

Reprodução%3A Alto Astral

Look confortável

Nada de saltos, sapatos ou roupas apertadas, hein! O ideal em deslocamentos com mais de duas horas é, mesmo, o conforto. Com peças de roupas mais soltas (no caso do período do Verão também mais leves) e sapatos confortáveis, principalmente tênis.

Reprodução/Pinterest

Quando usar meia ou roupa de compressão?

“As meias são muito importantes, principalmente para pessoas com maior predisposição à trombose como: quadros de varizes, pessoas com idade avançada, obesos, quem tem antecedentes de trombose, portadores de distúrbio de coagulação genético (a trombofilia); tabagistas, quem faz tratamentos hormonais ou aqueles que estão em tratamentos de tumores malignos”, alerta o médico.

Divulgação