Como cuidar da região intima:

Aprenda 5 dicas básicas manter manter a saúde da sua vagina

Você sabe como cuidar da sua região intima?

Falar sobre vaginas é algo que ainda gera desconforto em algumas pessoas. Porem é de extrema importância saber como cuidar da sua região intima, confira 5 dicas fundamentais para a saúde da sua vagina.

shutterstock

1. Limpe-se sempre de frente para trás

Quando for urinar utilize o papel higiênico no sentido da vagina em direção ao ânus, para que não haja contaminação com as bactérias provenientes do intestino.

Pexels

2. Use sabonete íntimo apenas na vulva

A vagina é um órgão autolimpante, o que torna desnecessário o uso de duchas ou “limpezas” internas. Porém, não dispense o uso de sabonetes para a higienização na parte externa, a vulva.

Reprodução%3A Alto Astral

3. Vá ao ginecologista

Marque consultas periódicas e não tenha vergonha de tratar sobre assuntos íntimos com a profissional.

shutterstock

4. Deixe a região “respirar”

Manter a região ventilada é um hábito que traz inumeros benefícios, evitando abafamento, suor, secreções e outros desconfortos. Por isso, a dica é experimentar algumas noites de sono sem usar roupa íntima. No dia a dia, o ideal é usar calcinhas de algodão.

Reprodução

5. Se puder, evite absorventes descartáveis.

O absorvente de pano, coletor menstrual e calcinha absorvente podem ser escolhas mais saudáveis e econômicas que os absorventes descartáveis, que abafam a região íntima criando um ambiente perfeito para proliferação de bactérias. Os absorventes descartáveis internos podem causar o ressecamento da região vaginal, deixando suscetível à infecções.

shutterstock