Mulher desenvolve lesões graves após ingerir ovos de tênia para tentar perder peso

Entenda o caso da mulher que desenvolveu lesões gravíssimas após ingerir ovos de tênia para emagrecer.

Mulher desenvolve lesões graves após ingerir ovos de tênia para tentar perder peso
Foto: Foto: Reprodução
Mulher desenvolve lesões graves após ingerir ovos de tênia para tentar perder peso

Você acreditaria se nós te contássemos que há pessoas que estão comprando ovos de tênia para emagrecer rápido? A fim de atingir a magreza extrema, mulheres estão tomando medidas extremas tais como tomar remédios para emagrecer  e recentemente, esse caso ganhou notoriedade internacional.

O oncologista Bernard Hsu compartilhou a história de ‘TE’, uma jovem de 21 anos que veio a óbito após fazer a ingestão dos ovos desse parasita. A moça adquiriu ovos de tênia  na dark web usando criptomoedas a fim de perder peso.

‘TE’ não estava satisfeita com o ritmo com o qual estava emagrecendo. A alimentação e a prática de exercícios físicos não estavam satisfazendo a jovem, que se deixou convencer por anúncios e publicações nas redes sociais que ofereciam uma solução rápida, não convencional e controversa para perder peso.

A jovem tomou duas cápsulas contendo os ovos de tênia e embora tenha relatado sentir desconfortos abdominais, obteve resultados expressivos e rápidos de emagrecimento . Entretanto, após algumas semanas, a jovem começou a ter problemas na hora de defecar e notou pedaços triangulares nas suas fezes.

Poucos dias depois, ‘TE’ começou a sentir pressão na cabeça e dores intensas. A jovem procurou médicos, mas ocultou a ingestão dos ovos de tênia. Os exames clínicos aos quais os profissionais submeteram a jovem não apontaram nenhum tipo de infecção bacteriana ou viral, o que intrigou os médicos. Eventualmente, foram descobertas lesões na língua, no fígado e até mesmo no cérebro da jovem.

Após a descoberta, ‘TE’ confessou a ingestão dos ovos de tênia e os profissionais detectaram duas espécies do parasita no organismo da jovem: Taenia saginata (tênia da carne bovina) e Taenia solium (tênia da carne de porco). A segunda espécie do parasita foi a responsável pelos danos ao cérebro da jovem.

Os ovos de tênia podem estar presentes em carnes mal cozidas e geralmente são ingeridos inadvertidamente. Esses parasitas podem crescer até 9 metros e literalmente se alimentam do seu hospedeiro.

Os profissionais da saúde advertem que a ação de ingerir os ovos do parasita para emagrecer é ineficaz e extremamente perigosa: “Eles podem ir para o cérebro, músculo, coração, pulmão… Se alguém fizer isso, não terá uma tênia no intestino, mas enfrentará um problema em nível tecidual, com a formação de cistos, que são as larvas do parasita, em diferentes partes do corpo humano”, explicou o gastroenterologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Mauricio Chibata, ao UOL.