Cuidado! Doença silenciosa pode gerar problemas graves de saúde
Foto: Reprodução
Cuidado! Doença silenciosa pode gerar problemas graves de saúde

Quando se trata da saúde da mulher , a trombose é um dos temas centrais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a doença atinge aproximadamente 180 mil pessoas por ano no Brasil, sendo mais frequente entre o público feminino.

Dor, inchaço, elevação da temperatura nas pernas, marcas vermelhas ou roxas e endurecimento da pele são alguns dos sinais de trombose . A condição é definida pela formação de um coágulo que bloqueia a circulação sanguínea.

O médico Juan Carlos Boado, diretor Técnico do Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), ressalta o risco da doença para a saúde.

“O perigo surge quando o coágulo se desprende, movimentando-se na corrente sanguínea. Nesse processo, chamado embolia, o coágulo pode ficar preso no cérebro, pulmões, coração ou outra área, causando lesões graves”, alerta o profissional.

O alerta surge em meio ao mês da celebração do Dia Mundial da Trombose que acontece em 13 de outubro e tem como objetivo conscientizar a população sobre essa doença, que muitas vezes pode ser silenciosa e de diagnóstico desafiador.

“Além disso, a trombose pode levar a outras complicações graves, como um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apesar da gravidade, nem sempre os sintomas são evidentes, por isso é necessário realizar estratégias de prevenção desde cedo”, completa a médica.

Dica de prevenção contra trombose

Profissional aponta algumas dicas para prevenir casos de trombose. Confira abaixo:

  • Pratique atividades físicas regularmente: isso melhora a circulação sanguínea e diminui o risco de coágulos.
  • • Faça intervalos: em viagens longas, levante-se, alongue-se e caminhe para estimular o fluxo sanguíneo.
  • • Utilize meias de compressão: especialmente recomendadas para quem está em recuperação cirúrgica, elas auxiliam na melhora da circulação.
  • • Adote hábitos saudáveis: manter o peso adequado, beber bastante água e evitar o cigarro ajudam a prevenir a trombose e outras doenças crônicas.

Leia também: Miocardite aguda: veja causas e sintomas da doença de Raquel Brito

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!