Quem tem um animal de estimação com certeza já teve muitos questionamentos sobre o que fazer para garantir sua saúde e felicidade Quem nunca se perguntou se poderia dividir uma fruta com seu companheiro canino? Mas será que isso é mesmo saudável?
Embora muitas pessoas acreditam que frutas são sinônimos de alimentos saudáveis, nem todas fazem bem para os cães , então é necessário muito cuidado ao oferecer algo além da ração! Algumas frutas podem até ser tóxicas, portanto confira as que você jamais deve dar ao seu cachorro.
Você também pode gostar:
- Dieta vegana para cão faz bem? Entenda polêmica decisão de Katy Perry
- Este comportamento inusitado mostra que seu cachorro ama você
- Fumaça: pets sofrem com tempo seco e calor intenso
Frutas prejudiciais para os cachorros
Oferecer petiscos aos cães é uma boa forma de animá-los e pode até ser útil para incentivá-los a ter certos comportamentos ou praticar atividades, mas tenha atenção e não ofereça os seguintes alimentos pois eles podem causar problemas de saúde.
1. Uvas e passas
A uva, passa ou convencional, pode ser fatal para alguns cães , os especialistas ainda não sabem ao certo quais substâncias fazem mal a esses animais, mas não há dúvidas de que podem causar lesões nos rins e que são ainda mais perigosas para cachorros com predisposição genética a problemas renais.
2. Abacate
Apesar de ser uma fruta muito nutritiva para os humanos e ajudar em várias questões de saúde, o mesmo não acontece com cachorros. O abacate tem uma substância chamada persina que é venenosa para os cães, e seu consumo pode levar a vômito, diarreia e problemas cardíacos.
3. Abacaxi
Assim como no caso do limão e outras frutas cítricas, o abacaxi não chega a ser um veneno, mas também não é indicado para os pets por conta de sua acidez . Isso porque pode provocar danos ao estômago e intestino, então tenha cuidado!
4. Carambola
A carambola possui ácido oxálico e caramboxina, duas substâncias que podem ser problemáticas para os cães. Se o cachorro ingerir essa fruta e apresentar sintomas como vômito, diarreia, salivação intensa, tremores ou sangue na urina, pode ser um indício de que o alimento afetou os rins do animal. Além disso, também podem provocar alterações neurológicas .
5. Coco
Por fim, o coco é outra fruta que não deve ser oferecida ao seu cachorro, pois tem triglicérides que ocasionam em desconforto, dor de estômago, inchaço e diarreia se ingerida em excesso. A gordura também pode causar uma inflamação no pâncreas , e ainda o cão poderia engasgar com pedaços da fruta, então o ideal seria evitar.
Caso perceba qualquer problema em seu cachorro depois dele ingerir uma dessas frutas, mesmo que por acidente, não hesite em procurar um veterinário . E também não deixe de perguntar se tiver alguma dúvida!
Não deixe de conferir: 5 dicas para cuidar da saúde mental do seu pet