A partir das 21h41 de hoje, brasileiros de todo o país poderão assistir ao eclipse parcial da Lua. Além desse fenômeno, uma "superlua" também estará visível pouco depois. O evento ocorrerá às 1h47 de quarta-feira.
O evento poderá ser acompanhado por todos através do canal no YouTube do Observatório Nacional (ON), uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O eclipse ocorre quando o planeta está alinhado com o Sol e a Lua, com a Terra projetando sua sombra e cobrindo parte da superfície do satélite.
O que é eclipse parcial da Lua?
Durante um eclipse lunar parcial, apenas uma fração da Lua atravessa a sombra escura da Terra. Segundo a astrônoma Josina Nascimento ao site terra , a umbra é a área mais escura da sombra, onde a luz solar não alcança.
Durante um eclipse parcial, a Lua começa a atravessar a umbra, resultando em um escurecimento parcial da sua superfície. A especialista afirma que o Brasil inteiro poderá observar o eclipse completo, mas a área da Lua que entrará na sombra será mínima, cerca de 3,5%.
O Observatório Nacional esclarece que, para visualizar qualquer eclipse lunar , a Lua deve estar visível acima do horizonte no local onde a pessoa se encontra, e não deve haver nuvens cobrindo o satélite.
Onde assistir esse acontecimento?
Para assistir ao eclipse, simplesmente olhe para o céu durante o fenômeno. O evento está previsto para começar às 21h41, alcançar seu ponto máximo às 23h44 e terminar na quarta-feira, 18, às 1h47. Além do eclipse, a noite será destacada pela presença da Superlua da Colheita.
Queimadas e nuvens podem atrapalhar
No entanto, a observação do fenômeno pode ser comprometida por condições meteorológicas adversas, como nuvens e chuva, além da fumaça proveniente das queimadas que afeta o Brasil e os países vizinhos.
Leia também: Chuvas no Brasil: veja as regiões afetadas e que cuidados tomar