Depois de um longo período de seca, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria vai provocar chuvas em alguns estados brasileiros durante essa semana . Embora seja só em algumas regiões, e outras precisem continuar lidando com a seca e altas temperaturas, esses locais precisam ficar em alerta.
Portanto, confira quais os estados afetados os cuidados que devem ser tomados para reduzir riscos e evitar possíveis problemas.
Você também pode gostar:
- A Terra terá uma nova lua? Entenda o fenômeno
- Eclipse lunar: saiba se será visível no Brasil
- Aves podem provocar incêndios florestais de propósito? Entenda
Veja os estados afetados pela frente fria
Segundo o Inmet, Campo Grande, Rio Branco, Belém, Salvador, Macapá, Vitória e Porto Alegre terão chuvas isoladas . Já em Boa Vista, São Paulo, Curitiba e Florianópolis terão pancadas de chuva e trovoadas isoladas .
No entanto, algumas áreas vão sofrer com chuvas intensas e que representam perigo potencial, com precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Assim, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas , e a população precisa ficar em alerta.
Nesse caso, as instruções são de não procurar abrigo debaixo de árvores, pois elas podem cair ou conduzir descargas elétricas, não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda e também evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada . Por fim, é fundamental acompanhar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros caso haja a necessidade de alguma outra medida de segurança .
As regiões afetadas pelas chuvas intensas são São José do Rio Preto, Campinas, Sul/Sudoeste de Minas, Ribeirão Preto, Araraquara, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Leste de Mato Grosso do Sul, Araçatuba, Piracicaba, Centro Fluminense, Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Bauru, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul Goiano.
Há ainda um alerta para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia na região Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba Paulista, Litoral Sul Paulista e Itapetininga. Nesses locais há pequeno risco de alagamentos e deslizamentos, e deve-se evitar enfrentar o mau tempo e observar as alterações nas encostas , além das orientações anteriores.
Confira também: Chuva Preta? Entenda o fenômeno que atingiu Cidades do Sul e suas causas