O Jornal New England Journal of Medicine publicou no dia 04 de setembro um artigo relatando a descoberta de um vírus relacionado a carrapatos . A doença provoca diversos sintomas, podendo chegar ao cérebro humano.
Portanto, veja mais informações sobre o estudo e conheça o novo vírus que vem sendo objeto de estudo por especialistas.
Você também pode gostar:
- Quando uma reação alérgica é grave? Entenda internação de Virgínia Fonseca
- Veja os relatos dos pais de jovem que inspirou a campanha Setembro Amarelo
- Mpox: As maiores desinformações sobre a doença e a importância da informação correta
Conheça o vírus WELV
De acordo com a publicação, em junho de 2019 um paciente na Mongólia apresentou f ebre persistente e falha em múltiplos órgãos depois de ser picado por um carrapato . O homem então foi diagnosticado com um Orthonairovirus até então desconhecido.
Os pesquisadores chamaram o vírus de Wetland virus (WELV), em referência ao local em que o paciente foi mordido pelo carrapato, e conduziram uma pesquisa investigando pacientes que também foram picados pelo inseto e também isolando o vírus.
A infecção pelo WELV foi identificada em 17 pacientes na Mongólia e na China, e eles não tiveram sintomas específicos. Entre as manifestações da doença, eles registraram febre, dor de cabeça e mal estar. Um deles teve sintomas neurológicos. O carrapato Haemaphysalis concinna, mais comum em partes da Europa e da Ásia, é um possível vetor para o WELV .
Na conclusão, os autores afirmam que a descoberta está relacionada a doenças de febre recorrentes . Até o momento, essa é a única publicação sobre tema e o artigo não faz menção a tratamentos ou a condução de novas pesquisas.
Confira também: Dia da Prevenção ao Suicídio: a mídia é causa e solução? Entenda e veja os sinais