Ter uma vida saudável é um dos maiores objetivos de muitas pessoas, afinal, quem não deseja ter o equilíbrio perfeito em cada área do seu dia a dia. Porém, alcançar esta meta não é exatamente fácil, e envolve uma série de cuidados e diferentes profissionais .
Um dos pilares da boa saúde é uma alimentação balanceada , e a forma mais eficaz de seguir uma dieta perfeita para você é consultando um nutricionista. Ou é melhor um nutrólogo? Muitos não sabem a diferença entre esses dois profissionais, mas nós te explicamos a seguir.
Você também pode gostar:
- Você precisa conhecer este alimento que diminui a gordura visceral em dias
- Energético pode ser um perigo? Jovem tem infarto após consumir bebida diariamente
- Aprenda a dieta que pode reduzir risco de Covid-19, segundo estudo
Qual a diferença entre nutricionistas e nutrólogos?
Em primeiro lugar, existe uma diferença na graduação de cada um desses especialistas. Assim, o nutricionista é o profissional formado em nutrição , o que o permite prescrever dietas com equilíbrio de nutrientes e calorias e suplementações quando necessário .
Este agente de saúde promove a qualidade de vida, incentivando uma alimentação saudável e auxiliando também na prevenção de doenças. Já o nutrólogo é o profissional formado em nutrologia funcional , que busca avaliar os benefícios e malefícios da ingestão de certos nutrientes .
Logo, ele pode diagnosticar, prevenir e tratar condições que sejam causadas ou pelo excesso ou pela falta de nutrientes . Alguns dos problemas que podem ser resolvidos pelos nutrólogos são obesidade , hipertensão arterial e diabetes .
Portanto, as principais diferenças são a graduação e os objetivos dos profissionais. O n utrólogo avalia a saúde do paciente e oferece algumas orientações, já o nutricionista elabora uma dieta individualizada para cada paciente, podendo até preparar cardápios completos com todas as refeições . Então, pode ser interessante consultar os dois especialistas, pois eles podem se complementar.
E não deixe de conferir: Hábito comum de brasileiros pode estar ligado ao câncer no intestino; entenda o estudo