Um dia não terá mais 24 horas? Cientistas descobrem que dias na Terra estão errados
Foto: Reprodução
Um dia não terá mais 24 horas? Cientistas descobrem que dias na Terra estão errados

Atualmente, um dia na Terra tem uma duração média de cerca de 24 horas, o que significa que o planeta leva um dia para realizar uma rotação completa ao redor do seu eixo. Contudo, os cientistas indicam que, embora a média seja de 24 horas, a duração exata pode variar conforme a localização.

Por exemplo, a Terra leva 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para concluir uma rotação em relação às estrelas. O ciclo de rotação de 24 horas possibilitou que humanos e animais prosperassem ao entenderem a duração de um dia , o que levou à criação de uma série de normas para definir as horas.

Embora possa parecer curioso , a Terra nem sempre teve dias de 24 horas; esse período era significativamente menor há alguns milhões de anos.

Detalhes do estudo que aponta dias mais curtos no futuro

Uma pesquisa recente publicada na revista Nature Geoscience indica que, há cerca de dois bilhões de anos, um dia na Terra tinha apenas 19 horas. Esse intervalo de tempo se manteve por aproximadamente um bilhão de anos, principalmente devido à proximidade da Lua, que absorvia parte da energia rotacional do planeta. Infelizmente, não havia humanos vivos na época para aproveitar os dias mais curtos.

"A Terra passou por dias mais curtos e mais longos do que agora em diferentes pontos da história. Mais importante ainda, foi afetada pelas interações das marés com a Lua. Há cerca de um bilhão de anos, a duração do dia era de apenas 19 horas", comentou a professora assistente de física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , Sarah Millholland, em mensagem enviada ao site Live Science.

Quanto tempo durava um dia no passado?

No passado, quando a Lua estava mais próxima da Terra, um dia tinha apenas 18 horas, conforme mostram as reconstruções históricas do sistema solar realizadas pelos pesquisadores.

Stephen Meyers, geocientista e professor da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, compara esse fenômeno ao movimento de um patinador artístico: assim como um patinador desacelera ao abrir os braços, a Terra gira mais devagar à medida que a Lua se afasta.

Embora essas alterações sejam difíceis de perceber a curto prazo, elas se acumulam ao longo de milhões de anos, levando a um ciclo diário mais prolongado no futuro.

Leia também: As fases da Lua influenciam no crescimento do cabelo e unhas? Descubra a verdade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!