Neste domingo (18), Zé Vaqueiro , de 25 anos, recorreu às redes sociais para refletir sobre o acidente que quase lhe custou a vida. No dia 9 de julho, ele enfrentou a perda de seu filho mais novo, Arthur, que tinha síndrome de Patau e faleceu aos 11 meses.
“Depois de tanta coisa que aconteceu na minha vida, até serve pra mim isso que vou falar. Vocês aproveitarem o agora, sabe? Negócio do carro essa semana, fiquei pensando assim, estava tudo normal, tranquilo, do nada aconteceu isso ali, que Deus me livre, poderia ter acontecido uma fatalidade, não poder estar mais aqui, ver minha família, não poder mais fazer tanta coisa e às vezes a gente acaba perdendo tanto tempo levando mágoa para o coração da gente”, comentou o artista.
O cantor encerrou com uma grande reflexou: “Que nem falo pra vocês: viva agora, ame agora, que a gente nunca sabe quando vai ser nosso último dia”.
Quem é Zé Vaqueiro?
José Jacson de Siqueira dos Santos Junior, nascido em Ouricuri, Pernambuco, tem uma forte ligação com a música desde o nascimento. Sua mãe, Nara de Sá, era cantora de forró no sertão pernambucano e entrou em trabalho de parto durante uma apresentação. Na adolescência, o futuro artista começou a se apresentar em shows ao lado de sua mãe.
Antes de se dedicar à carreira musical , Zé Vaqueiro trabalhou como vendedor de sorvete, ajudante na barraca de lanche de sua avó e em um lava-jato. Ele iniciou sua carreira profissional na música em 2019 e é conhecido por sucessos como "Tenho Medo", "Letícia", "Cangote" e "Volta Comigo BB".
Enquanto buscava seu sustento com diversos empregos, Zé Vaqueiro se apresentava em bares e festas locais. No entanto, sua carreira ganhou uma nova dimensão quando suas músicas começaram a se espalhar pela internet durante o distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19 . Hoje, o cantor é reconhecido como um ícone regional e conseguiu expandir o som do piseiro para diversas partes do país.
Filho mais novo de Zé Vaqueiro morre após diagnóstico de síndrome de Patau
O bebê Arthur recebeu o diagnóstico de uma malformação congênita causada pela síndrome de trissomia do cromossomo 13, conhecida como síndrome de Patau . Esta condição genética resulta em defeitos de formação no rosto, membros e sistemas nervoso, cardíaco e urinário. O filho do cantor faleceu no dia 9 de julho.
"Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós. Ingra e José Jacson", informou o comunicado do artista.
O filho do cantor permaneceu internado na UTI de um hospital em Fortaleza (CE) até completar nove meses. Após receber alta, ele retornou ao hospital devido a uma parada cardíaca. O casal tem mais dois filhos: Daniel, de 3 anos, e Nicolly, de 13 anos.
O que é síndrome de Patau?
A síndrome de Patau é uma condição genética provocada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 13 (o normal são duas cópias, mas nesta condição são três). Essa anomalia afeta diretamente o desenvolvimento do feto, causando problemas no sistema nervoso, defeitos cardíacos e malformações como fendas no lábio e no palato. A primeira descrição desta síndrome foi realizada na década de 1960 pelo geneticista Klaus Patau.
Especialistas afirmam que a síndrome é mais frequente em bebês de mães com mais de 35 anos. A detecção pode ocorrer durante o pré-natal ou após o nascimento. No Brasil, há testes disponíveis para essa condição pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os sintomas mais comuns observados em pacientes estão, fraqueza muscular, pescoço curto e microcefalia (formação reduzida da cabeça)
Leia também: Acidentes domésticos com crianças aumentam nas férias; veja 3 cuidados