Descobrir que o tão amado cafézinho , essencial para começar bem o dia ou continuar motivado durante a tarde, é prejudicial a saúde pode ser o pesadelo de muitos brasileiros . Para a infelicidade dos amantes da bebida, essa temida ideia se concretizou. Pelo menos em partes, uma vez que algumas marcas não devem mais ser consumidos segundo as orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Veja o motivo da declaração do Ministério e quais marcam não devem ser consumidas.
Você também pode gostar:
- Filtro de inox, pano ou papel, qual é o melhor para fazer café?
- Entenda como café pode te ajudar nos treinos de academia
- Saiba quanto custa tomar o café da manhã no Copacabana Palace
Marcas de café podem ser prejudiciais à saúde pública
O Ministério da Agricultura divulgou uma lista de mais 16 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo, pois análises demonstraram a presença de matérias estranhas, impurezas ou elementos estranhos acima do limite que é permitido. Assim, a s empresas devem recolher esses produtos e o público deve deixar de consumi-los .
As marcas que não devem ser adquiridas são Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Oba Oba Sorriso, Exemplar e Dona Filinha. Caso encontre algum desses produtos à venda, você pode entrar em contato com pelo canal oficial Fala.BR e informar o local que está comercializando o café.
Foi só a partir de janeiro de 2023 que passou a existir uma ferramenta oficial para controlar a qualidade do café no Brasil. As empresas tiveram até junho para seguirem as regras do Padrão Oficial de Classificação do Café Torrado , que considera impróprio para consumo o café nas seguintes condições:
- odor estranho, impróprio ao produto;
- elementos estranhos, como matérias estranhas ou impurezas indicativas de fraude, que podem ser grãos ou sementes de outros gêneros, corantes, açúcar, caramelo e borra de café solúvel ou de infusão;
- presença de detritos ou insetos acima do permitido ou aspecto de deterioração que indiquem o mau estado de conservação do café;
- mais que 1% de matérias estranhas ou impurezas.
Lembrando que em julho outras 19 marcas já tinham indicadas como prejudiciais à saúde. Portanto, não fique triste se você gosta de algum desses produtos que são impróprios para consumo, pois essas medidas são tomadas pensando em garantir o bem estar de todos! Confira também 5 alimentos que não devem ser congelados e cuide sempre da sua saúde.
Fonte: Agência Brasil