O feito de Augusto Akio em conquistar o bronze impulsionou o skate para o topo do ranking das modalidades olímpicas brasileiras, alcançando o top 10 em número total de medalhas, um feito notável considerando a recente inclusão do esporte no programa olímpico. Em apenas duas edições, o skate já coleciona cinco medalhas, distribuídas entre as modalidades street e park.
O skate brasileiro já conquistou cinco medalhas olímpicas, com três pratas e dois bronzes. Essa expressiva marca foi alcançada em apenas duas edições dos Jogos Olímpicos. No que diz respeito às modalidades, três medalhas foram conquistadas no street e duas no park, sendo que Augusto Akio faz parte desta última categoria.
Com os resultados de Paris 2024 , o skate brasileiro agora tem mais medalhas olímpicas que o basquete. Isso mostra como o skate cresceu rápido e se tornou um dos esportes mais importantes para o Brasil nas Olimpíadas.
Se continuar nesse ritmo, o skate pode chegar em Los Angeles e ficar lado a lado com os esportes mais tradicionais do Brasil nas Olimpíadas.
O boxe, por exemplo, ostenta um total de nove medalhas olímpicas, das quais duas são de ouro. O futebol, por sua vez, também possui nove medalhas, mas está prestes a alcançar a marca de dez, com a participação da seleção feminina nos Jogos de Paris. A incerteza reside em saber se a décima medalha será de ouro ou prata.
Além de acumular medalhas e reconhecimento, o skate tem o poder de inspirar e moldar novas gerações, como demonstra o caso de Rayssa Leal , que se tornou um verdadeiro ídolo para a juventude.
Medalhas olímpicas do Brasil e as modalidades
- Judô - 28;
- Atletismo - 20;
- Vela - 19;
- Natação - 15;
- Vôlei de praia - 13;
- Vôlei - 11;
- Ginástica artística - 10;
- Futebol* - 9;
- Boxe - 9;
- Skate - 5;
- Basquete - 5;
- Tiro esportivo - 4;
- Canoagem - 4;
- Hipismo - 3;
- Surfe - 3;
- Maratona aquática - 2;
- Taekwondo - 2;
- Pentatlo moderno - 1;
- Tênis - 1.
As informações são do UOL .