A cerimônia de encerramento das Olimpíadas irá acontecer no dia 11 de agosto, mas isso não significa que você não terá mais competições para assistir. Os Jogos Paralímpicos começam não muito tempo depois, ainda em agosto, e você não vai querer perder essas disputas!
Então, prepare-se para continuar torcendo para o Brasil e confira as informações mais importantes sobre as Paralimpíadas de 2024.
Tudo o que você precisa saber sobre os Jogos Paralímpicos!
A 27ª edição dos Jogos Paralímpicos começa no dia 28 de agosto e vai até o dia 08 de setembro . Ela contará com 4.400 atletas competindo em 22 esportes .
As modalidades disputadas são: Atletismo Paralímpico, Badminton Paralímpico, Basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem paralímpica, ciclismo de estrada paralímpico, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo paralímpico, hipismo paralímpico, judô paralímpico, natação paralímpica, remo paralímpico, rugby em cadeira de rodas, taekwondo paralímpico, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco paralímpico, tiro esportivo paralímpico triatlo paralímpico e vôlei sentado.
As competições começam no dia seguinte da cerimônia de abertura , com rugby em cadeira de rodas. Além disso, algumas medalhas já serão distribuídas logo no primeiro dia, quando conheceremos os primeiros campeões do taekwondo e natação. Haverá ainda disputas de arco, tênis de mesa e goalball.
A partir do segundo dia acontecerão as diputas de futebol de cegos e tênis em cadeira de roda. Já natação e atletismo ocupam 10 dias do calendário planejado ! Assim, como são várias modalidades acontecendo no mesmo dia, vale a pena prestar atenção na programação.
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), 277 brasileiros estarão na disputa por medalhas na edição realizada na capital francesa, será a maior equipe . A equipe paralímpica brasileira já conta com 373 medalhas no total , sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze, e está bastante otimista quanto a sua atuação no ano de 2024.
Os Jogos Paralímpicos são uma importante forma de evidenciar o esporte a deficiência, e vem conquistando cada vez mais o público. Certamente é uma experiência envolvente para os amantes de esporte, ou para te fazer começar a apreciar as práticas esportivas! Confira também: Atletas são proibidos de passear em Paris? Entenda a expulsão de nadadoras dos Jogos Olímpicos .
Fontes: Olympics e Comitê Paralímpico Brasileiro .