Embora ambos os eventos aconteçam no mesmo ano e na mesma cidade, os Jogos Paralímpicos são disputados após o encerramento dos Jogos Olimpicos . Entretanto, dois brasileiros ficarão em Paris por mais tempo que os outros atletas. Bruna Alexandre e Gabriel Garcia foram convocados para representar o Brasil nas duas competições.
Saiba agora quem são esses atletas!
Conheça os primeiros brasileiros a disputarem as Olimpíadas e Paralimpíadas no mesmo ciclo
Bruna Alexandre é uma atleta do tênis de mesa que teve a vaga garantida nos Jogos Paralímpicos em abril de 2024 por estar bem colocada no ranking mundial. Já no dia 04 de junho, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa convocou a representante para participar também dos Jogos Olímpicos, já que ela foi essencial na conquista da vaga.
Ela é a maior medalhista do Brasil na modalidade, tendo conquistado dois bronzes nas Paralimpíadas do Rio 2016 e uma prata e um bronze em Tóquio 2020, porém, a equipe brasileira foi eliminada pela Coreia do Sul nas oitavas de final que aconteceram na última segunda (05). Ainda assim, Bruna poderá lutar por mais medalhas a partir do dia 28, quando começam as Paralimpíadas.
Já o primeiro homem a representar o brasil nos dois jogos é Gabriel Garcia . O atleta competirá no revezamento masculino 4x100 do atletismo , marcado para o dia 08 de agosto. Nos Jogos Paralímpicos, ele atua como atleta guia de Jerusa Geber, com quem conquistou o bronze nos 200m em Tóquio.
Antes deles, o atleta do remo Nilton da Silva Alonço, "Gauchinho" chegou a participar dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas em anos diferentes. Então, chegando no pódio ou não, Bruna Alexandre e Gabriel Garcia já podem ser considerado dois atletas históricos do Brasil. E com certeza vale a sua torcida! Confira também o que você precisa saber sobre os Jogos Paralímpicos de 2024 , e prepare-se para vibrar pelos brasileiros até setembro.
Fontes: Globo Esporte , Olympics e Comitê Paralímpico Brasileiro .