Alguns estudos já mostraram que o contato entre animais de estimação e crianças apresenta diversos benefícios para a saúde do bebê . No entanto, as interações entre eles devem ser estimuladas aos poucos e com alguns cuidados para garantir o bem estar de todos!
Então, veja dicas de como apresentar bebês aos animais de estimação de maneira eficiente e segura.
Como apresentar o bebê ao cão ou gato de forma segura?
O ideal é que o animal venha sendo preparado desde antes do nascimento do bebê . Para isso, você pode incentivar que o cão ou gato tenha contato com outras crianças e também acostumá-lo a ser mais independente . A independência é importante pois receber menos atenção após a chegada da criança pode ter efeitos negativos para o seu bichinho! Para os gatos você pode também ir colocando sons de bebê para ele ouvir, assim ele estará pronto para a adição na família.
Na hora de apresentar os dois, tente fazer a introdução em um lugar tranquilo e silencioso . Enquanto segura o bebê no colo, permita que o cão ou gato se aproxime. Assim é mais fácil interromper a interação caso o animal mostre agressividade. Também é interessante afagar e elogiar o animal , deixando-o mais tranquilo!
Por fim, você pode promover brincadeiras com o animal ou oferecer petiscos pertos do bebê, associando a criança a algo positivo. E claro, inclua as tarefas de cuidado com o animal na rotina, afinal, ele também é parte da família e não deve ser deixado de lado. Dando a devida atenção a essas questões é certo que seu filho formará uma bela amizade com o companheiro canino ou felino!
Viu só como é fácil? Não deixe de conferir também os cuidados que você deve tomar na hora de escolher um shampoo para pets e fique ligado para mais dicas.
Fonte: PetLove