A multicampeã romena Nadia Comaneci fez história no esporte ao se tornar a primeira ginasta a conquistar um 10 unânime na ginástica artística durante as Olimpíadas de Montreal, em 1976. Aos 14 anos, sua performance impecável no evento mudou para sempre os padrões da ginástica mundial.
A precisão, graça e técnica exibidas por Comaneci nas barras assimétricas e em outros aparelhos deixaram juízes e espectadores maravilhados, estabelecendo um novo paradigma de perfeição. Esse feito não só a consagrou como um ícone esportivo global, mas também inspirou gerações futuras de atletas. Conheça a sua história!
Você também pode gostar:
- Medalhas garantidas por brasileiras antes da disputa final? Entenda.
- Ideias de maquiagem amarela nos olhos para arrasar como Rebeca Andrade e Flávia Saraiva.
- Final da Ginástica Artística: 7 elementos que receberam nomes de atletas brasileiros.
Quem é Nadia Comaneci?
A ginasta romena Nadia Comaneci tornou-se a primeira mulher a obter a nota perfeita 10 em um evento de ginástica olímpica nos Jogos Olímpicos de 1976, aos 14 anos. Sua performance nas Olimpíadas de 1976 redefiniu tanto o esporte quanto as expectativas do público em relação às atletas femininas.
Nos Jogos Olímpicos de 1980, Comaneci ganhou medalhas de ouro na trave de equilíbrio e no solo. Ela se aposentou da competição em 1984 e desertou para os Estados Unidos em 1989.
Carreira
Nadia Elena Comaneci nasceu em 12 de novembro de 1961, em Gheorghe Gheorghiu-Dej, Romênia, nas montanhas dos Cárpatos, filha de Stefania-Alexandrina e Gheorghe, um mecânico de automóveis.
Comaneci foi descoberta aos 6 anos pelo treinador de ginástica Bela Karolyi (que mais tarde se tornou o treinador nacional romeno). Ela venceu o Campeonato Nacional Júnior da Romênia e, como sênior, ganhou os Campeonatos Europeus em 1975 e a American Cup em 1976.
Jogos Olímpicos de 1976
Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de 1976 em Montreal, Canadá, onde, aos 14 anos, se tornou a primeira mulher a obter a nota perfeita 10 em um evento de ginástica olímpica. Ela recebeu sete notas perfeitas e ganhou três medalhas de ouro – nas barras assimétricas, na trave de equilíbrio e no individual geral – e uma medalha de bronze no solo.
Como parte da equipe nacional romena, que ficou em segundo lugar, ela ganhou a prata. A performance de Comaneci nas Olimpíadas de 1976 redefiniu tanto seu esporte quanto as expectativas do público em relação às atletas femininas.
Olimpíadas de 1980 e Anos Posteriores
Nos Jogos Olímpicos de 1980 em Moscou, Rússia, Comaneci ganhou duas medalhas de ouro , na trave de equilíbrio e no solo (em que empatou com a ginasta soviética Nellie Kim); e duas medalhas de prata, na competição por equipes e no individual geral. (Depois de treinar a equipe nacional romena em duas Olimpíadas, Bela Karolyi desertou para os Estados Unidos em 1981. Ele mais tarde levou o programa de ginástica do país ao seu primeiro Campeonato Mundial.)
" Quanto mais experiente fico, mais valorizo e honro o que fiz. Sabe o que quero dizer? Torna-se muito mais importante, e aprecio isso porque entendo de uma perspectiva diferente o que é necessário para conseguir isso ." - Nadia Comaneci, USA Today, 2016
Comaneci se aposentou da competição em 1984 e trabalhou como treinadora da equipe romena antes de desertar para os Estados Unidos via Hungria em 1989. Depois de aparecer em uma série de anúncios provocantes de roupas íntimas, ela se casou com o ginasta americano Bart Conner em 1996 e se mudou para Norman, Oklahoma.
Em 1999, Comaneci recebeu o Prêmio Mundial do Esporte do Século após ser eleita "Atleta do Século" durante uma gala em Viena, Áustria.
Atualmente , Comaneci trabalha como comentarista de televisão, escreve para publicações de ginástica e viaja pelo mundo promovendo o esporte.
Fonte: Biography .
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Conheça o medalhista olímpico que atuou em Game of Thrones.