7 raças de cachorro com menos problema de saúde
Foto: Reprodução
7 raças de cachorro com menos problema de saúde

Embora seja impossível prever com precisão quais cães terão mais saúde ou viverão mais tempo, algumas raças têm menos casos de doenças genéticas, lesões ósseas e problemas de pele. Todos desejamos que nossos cães nunca adoeçam ou tenham que partir, mas a natureza determina que o ciclo da vida deve ser cumprido. Para adotar um companheiro que estará ao seu lado por muitos anos, sugerimos conhecer as raças de cães mais saudáveis do mundo.

Por isso, vamos apresentar uma lista de cães com boa expectativa de vida e baixa predisposição genética para as principais patologias caninas.

Você também pode se interessar por:

7 raças de cachorro com menos problema de saúde

Confira as raças de cachorro que não lhe darão dor de cabeça neste aspecto.

1. Boiadeiro australiano

O boiadeiro australiano, também conhecido como australian cattle dog , é um cão de porte médio, forte e ágil, com pelagem variando entre tons avermelhados (red heeler) e azulados (blue heeler). Semelhante ao border collie em personalidade, esses cães são extremamente enérgicos, corajosos e inteligentes.

Embora a expectativa de vida média seja de 10 a 14 anos , o boiadeiro australiano mais famoso, Bluey, viveu até os 29 anos. A raça tem uma predisposição genética para displasia de quadril, atrofia progressiva da retina e surdez associada ao envelhecimento.

2. Foxhound inglês

O foxhound inglês se assemelha ao beagle, mas é maior e mais pesado, com machos adultos alcançando até 60 cm de altura e pesando entre 30 a 35 kg. Com uma pelagem curta e dura, geralmente tricolor (branco, marrom e preto) ou bicolor (branco e marrom; branco e preto), esses cães são fortes, corpulentos e possuem uma resistência física notável.

Sua expectativa de vida varia entre 10 a 14 anos , dependendo do estilo de vida. Embora não haja uma alta incidência de doenças hereditárias, alguns indivíduos podem ser afetados por leucodistrofia, uma rara desordem genética que compromete as células nervosas e glândulas adrenais.

foxhound ingles
Robert Nieznanski/ iStock

3. Pastor Belga malinois

O pastor belga malinois destaca-se por suas habilidades cognitivas, historicamente mais valorizadas do que suas qualidades físicas ou aparência. Como resultado, tem uma predisposição muito baixa a doenças hereditárias ou degenerativas , com incidência moderada de displasia do quadril, atrofia progressiva da retina e distrofia da córnea. No entanto, esses cães precisam de alta atividade física e treinamento e socialização precoce para se manterem saudáveis e fortes.

4. Husky siberiano

O husky siberiano, com uma expectativa de vida entre 10 e 13 anos , é conhecido por sua excelente saúde e resistência física. Comparado a outros cães de tamanho e robustez semelhantes, os huskies têm uma predisposição baixa a doenças degenerativas .

Entre as poucas patologias comuns na raça, destacam-se problemas oftalmológicos, como catarata, atrofia progressiva da retina e distrofia de córnea. Além disso, alguns podem ser suscetíveis a displasia do quadril e câncer na velhice.

5. Basenji

O basenji é uma das raças de cães mais antigas do mundo, conhecida por sua resistência e força física. Originário da África, ele foi usado na caça e rastreamento de presas terrestres. Conquistou fama como "o cachorro que nunca late", emitindo um som peculiar que se assemelha a uma risada.

Com uma expectativa de vida entre 12 e 14 anos , o basenji tem uma saúde robusta quando recebe uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e cuidados preventivos. Entre as doenças comuns na raça estão problemas renais, como a Síndrome de Falconi, e a atrofia progressiva da retina.

basenji
Madjuszka/ iStock

6. Border Collie

Os Border Collies são famosos por sua inteligência e alto nível de empatia. Eles são extremamente pacientes, tornando-os ideais para donos de cães pela primeira vez. Mesmo treinadores inexperientes podem treinar um Border Collie com sucesso. A raça é saudável e adapta-se bem tanto a climas quentes quanto frios. Com os cuidados adequados, podem viver cerca de 15 anos e são considerados uma das raças de cães mais saudáveis.

7. Chiuaua

Chihuahuas são ótimos cães de colo devido ao seu pequeno tamanho. Com os cuidados adequados, eles podem viver até c erca de 20 anos , o que os torna uma das raças de cães mais saudáveis em termos de longevidade.

Fontes: Perito Animal e Portal do Dog .


Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas sobre o que fazer em caso de ataque de animais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!