Filtro solar em pó funciona? Saiba o que dizem os dermatologistas
Foto: Reprodução
Filtro solar em pó funciona? Saiba o que dizem os dermatologistas

Todo mundo está acostumado com os protetores solares líquidos, seja os para o rosto ou os de corpo. No máximo, vemos por aí os modernos protetores em bastão, mas agora, protetor solar em pó? Essa é nova! Apesar de existirem vários pós compactos e outros produtos de maquiagem com fatores de proteção solar, estamos falando aqui de protetores mesmo, cujo o objetivo é proteger o rosto dos raios solares e não ajudar a dar um retoque na make.

Você também pode gostar de:

Quais são os benefícios do protetor solar em pó?

Usar filtro solar diariamente é importantíssimo para prevenir danos à pele, como manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer de pele. Além da proteção contra os raios solares, os protetores solares em pó oferecem benefícios adicionais, como controle da oleosidade e uniformização da tonalidade da pele. Alguns produtos ainda podem ter ação antioxidante, proteção ao DNA e outras funcionalidades.

Para quem busca praticidade e proteção contínua, os protetores solares em pó compacto são ideais . Eles ajudam a controlar a oleosidade, minimizam os poros visíveis e linhas finas, além de oferecerem cobertura tonalizante para uma pele uniforme e maquiada ao mesmo tempo.

Mas será que protetor solar em pó protege mesmo?

Os protetores solares em pó oferecem proteção contra os raios UVA e UVB, assim como os protetores em fluidos, cremes ou bastões. Além disso, alguns também protegem contra a luz visível, dependendo da formulação, que pode incluir tonalidade para esse fim.

Cada tipo de pele requer cuidados específicos, e os protetores solares em pó são especialmente benéficos para peles oleosas ou sensíveis. Eles são leves, livres de óleo e proporcionam um acabamento mate, sendo recomendados para todos os tipos de pele.

Como usar?

Se usado em camadas adequadas, o filtro solar em pó oferece proteção equivalente à versão líquida. Ambos contêm compostos minerais como dióxido de titânio e óxido de zinco, que são responsáveis pelo fator de proteção solar.

No entanto, como não há uma regulamentação específica sobre a quantidade exata para garantir a eficácia, o filtro em pó é mais recomendado para facilitar a reaplicação ao longo do dia, segundo a dermatologista Taiane Amorim, da Clínica Patricia Ormiga.

O ideal é aplicar o filtro solar líquido como primeira camada pela manhã e utilizar o filtro em pó para a reaplicação, preferencialmente a cada duas horas e em várias camadas para garantir a quantidade mínima necessária de proteção.

"Em geral, é uma maneira prática de reforçar a proteção solar ao longo do dia", aconselha a dermatologista.

Fontes: Metrópoles e Avène .

Gostou de saber mais sobre os protetores solares em pó? Confira também: Como melhorar a elasticidade e firmeza da pele.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!