Com a chegada do inverno, é comum observar um aumento no número de pessoas adoecendo. Mas, por que isso acontece? Entender os fatores que contribuem para a maior incidência de doenças durante a estação mais fria do ano pode ajudar a prevenir e tratar esses problemas de saúde de forma mais eficaz.
Vamos te explicar as principais razões pelas quais ficamos mais doentes no inverno e a lista das doenças mais comuns nesse período.
Por qual motivo ficamos mais doentes no inverno?
Esse crescimento no número de doenças é resultado do ar seco e das variações climáticas, que promovem a propagação de vírus e desencadeiam crises alérgicas, conforme explica a médica otorrinolaringologista Renata Moura ao site Terra .
Por essa razão, segundo a especialista, é crucial evitar ambientes fechados e lotados nesta época do ano, especialmente para bebês e idosos, pois esses grupos etários são mais vulneráveis a essas doenças.
As doenças mais comuns do inverno
O resfriado e a gripe são umas das doenças mais comuns no inverno. "As duas são causadas por vírus, mas a gripe causa um quadro mais grave e duradouro que o resfriado. Em ambos os casos também, é comum a presença de tosse, fraqueza, congestão nasal, espirro e coriza. No entanto, apenas a gripe evolui com febre e dor de cabeça", explica a profissional.
Importância de acompanhamento médico
A especialista adverte que, se não tratado corretamente, esse quadro pode evoluir para uma infecção bacteriana secundária, como sinusite , otite ou pneumonia. Ela também chama a atenção para a asma, uma doença crônica dos pulmões que provoca estreitamento das vias respiratórias e produção de muco.
Caso a condição não esteja controlada, o paciente pode apresentar tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar. Além disso, as rinites tendem a se agravar devido à variação de temperatura, resultando em congestão nasal severa, espirros, coriza e tosse.
As informações são do site Terra .