Quem tem gato sabe que os bichos têm uma visão, no mínimo, curiosa. Eles enxergam com muita facilidade durante o dia, mas principalmente eles têm uma excelente visão noturna. Agora, por que será que os gatos possuem uma visão tão especial e cheia de curiosidades? E será que essa visão é tão boa assim? Vamos entender tudo sobre como funcionam os olhos dos pets.
Você também pode gostar de:
- Alimentação para aves: 5 dicas para montar uma dieta equilibrada.
- Descubra quais são as 10 raças de gatos mais caras do mundo.
- 7 sinais de que seu pet está com verme.
3 curiosidades sobre a visão dos gatos
Como será que os gatos enxergam?
1. Visão noturna
Comparado aos olhos humanos, a pupila dos gatos dilata cerca de 100% em condições de baixa luminosidade , e, por isso, sua visão noturna. Isso é potencializado pelos bastonetes, fotorreceptores especializados em visão noturna, mais comuns nos olhos dos felinos do que os cones, que são responsáveis pela detalhes e pela percepção das cores.
Gatos conseguem enxergar bem na penumbra, necessitando de apenas 1/6 da quantidade de luz que os humanos precisam para ver no escuro . Além disso, eles têm uma visão periférica mais ampla, cerca de 200º, comparada aos 180º dos humanos, o que os ajuda a detectar movimentos e potenciais predadores com mais eficácia.
2. Miopia felina?
Os gatos têm uma acuidade visual inferior à dos humanos, devido à predominância de bastonetes sobre cones em seus olhos. Enquanto os humanos podem distinguir objetos com clareza a 100 ou 200 metros de distância, os gatos só conseguem focar com nitidez em objetos até cerca de 20 metros de distância.
Devido à menor quantidade de cones, os gatos também têm uma percepção reduzida de cores em comparação a nós. Eles possuem receptores para cores como azul, amarelo, verde e cinza, o que significa que eles podem ver tons de verde como acinzentados.
3. Foco no movimento
Os olhos dos gatos são extremamente sensíveis ao movimento. Com sua visão aguçada, eles são especialistas em detectar até os movimentos mais sutis de presas em potencial, sendo capazes de rastrear objetos em movimento com grande precisão.
Gostou de saber mais sobre os gatos? Confira também: Pesquisa revela qual raça de gato vive mais; descubra se o seu está na lista.