Kevin Petersen, um fazendeiro de abacates ds Austrális descobriu dentro dos limites de sua fazenda os fósseis de um dinossauro nunca antes visto ou estudado. Isso aconteceu em 2021 quando desenterrou vários fósseis em Queensland, onde mora. Vamos entender mais sobre a espécie encontrada e o que os cientistas têm a dizer sobre ela.
Você também pode gostar:
- Miss Inteligência Artificial: 1º concurso do mundo tem finalista brasileira.
- Ilha de São Paulo é tomada por cobras e visitas são proibidas.
- Frio extremo? Veja como será o inverno no Brasil em 2024.
O que sabemos sobre a nova espécie?
Os fósseis foram identificados como pertencentes à Haliskia peterseni , um novo gênero e espécie de pterossauro, conforme comunicado por uma equipe da Curtin University em Perth, responsável pela pesquisa.
Publicado na revista Scientific Reports nesta quarta-feira (12), o estudo foi liderado por Adele Pentland, doutoranda na Escola de Ciências da Terra e Planetárias da Curtin. Com uma envergadura de aproximadamente 4,6 metros, Haliskia teria sido um predador pavoroso há cerca de 100 milhões de anos, durante um período em que grande parte do centro-oeste de Queensland estava submersa sob um vasto mar interior, situado onde hoje se encontra a costa sul de Victoria.
O Haliskia peterseni
Haliskia peterseni, descoberto na Austrália, é um pterossauro único que viveu há cerca de 100 milhões de anos, durante a Era Mesozoica junto aos dinossauros.
Os répteis alados, que possuiam asas de membrana, eram predadores ágeis, caçando peixes e cefalópodes no mar interior australiano, embora precisassem ir à terra para reprodução. Apesar de seu tamanho imponente com uma envergadura de 4,6 metros, Haliskia enfrentava ameaças de grandes predadores marinhos como o Kronosaurus.
Menos de 25 conjuntos de fósseis de pterossauros foram descobertos na Austrália, tornando Haliskia um achado significativo e o espécime mais completo já encontrado no país, com 22% de seu esqueleto preservado, incluindo mandíbulas completas, dentes, vértebras, ossos de asa e parte da perna.
O achado será adicionado à coleção do Kronosaurus Korner, contribuindo para o entendimento científico das espécies pré-históricas.
Gostaria de saber mais curiosidades da natureza? Confira: Por que peixe-remo é conhecido por "prever" catástrofes?