Muitas vezes seguimos algumas tradições familiares ou passo a passo de receitas sem nos questionar muito dos motivos. Em qualquer receita de feijão você verá que todo mundo coloca como primeiro passo deixar o feijão de molho. Isso acontece porque traz benefícios tanto para a facilidade de realizar a receita como para o nosso sistema digestivo.
Vamos entender então porque os especialidas indicam esse processo e porque ele faz toda a diferença para o preparo do feijão.
Você também pode gostar de:
- Como saber se o ovo está cozido? 3 truques que os especialista não contam.
- Aprenda como fazer um refogado de legumes delicioso para o almoço.
- Aposte nos cogumelos! Experimente 5 receitas incríveis.
Por que devemos deixar o feijão de molho?
O processo de molho dos grãos consiste em deixá-los imersos em água por algumas horas ou durante a noite. O tempo de molho varia de 6 a 12 horas , dependendo do tipo de feijão . Após o molho, é importante enxaguar bem os grãos antes de cozinhá-los na panela de pressão.
Embora não haja uma regra fixa para o tempo de molho, esse procedimento melhora a qualidade nutricional, a digestibilidade e o tempo de cozimento do feijão, além de garantir sua segurança para o consumo.
1. Eliminação de antinutrientes
Os feijões contêm antinutrientes como fitatos e taninos, que podem prejudicar a absorção de minerais essenciais, como ferro e cálcio. Deixar o feijão de molho ajuda a diminuir a quantidade desses antinutrientes, tornando os minerais mais facilmente absorvíveis pelo corpo.
2. Redução do desconforto
Para combater os efeitos negativos do feijão, é importante deixá-lo de molho, preservando seu valor nutricional e melhorando a absorção de nutrientes. No entanto, se persistirem desconfortos após o consumo, mesmo após o processo de molho, pode-se considerar a possibilidade de intolerância à rafinose.
3. Neutralização do ácido fítico
Deixar esses os grãos de feijão de molho melhora a digestão ao eliminar o ácido fítico, além de neutralizar o efeito prejudicial dessas toxinas para o organismo. O ácido fítico é um antinutriente presente em vegetais e cereais, que pode interferir na absorção de minerais importantes.
4. Feijão mais macio
Deixar os grãos de molho não é um mito! O processo realmente os deixa mais macios e reduz o tempo de cozimento das receitas, o que não apenas torna o prato mais saudável, mas também mais econômico, pois ajuda a reduzir o consumo de gás de cozinha. Quanto mais tempo os grãos ficarem de molho, mais macios ficarão e menos tempo levarão para cozinhar até atingir o ponto desejado.
Fontes: Tudo Gostoso e Folha BV.
Quer saber mais técnicas de cozinha? Confira então: Como saber se o ovo está bom? Aprenda truque milenar infalível