Mitos e verdades sobre Astrologia para acabar com suas dúvidas
Redação João Bidu
Mitos e verdades sobre Astrologia para acabar com suas dúvidas

Qual a diferença entre signo solar e lunar? O que é ascendente? Tire todas as suas  dúvidas sobre astrologia e torne-se um expert no assunto para conversar com aqueles amigos conhecidos como os  "loucos dos signos". Para te ajudar, separamos algumas perguntas mais frequentes sobre esta ciência. Confira!

O que é astrologia? 

Astrologia é uma ciência que estuda a influência dos movimentos celestes (astros) nos acontecimentos terrestres e no comportamento humano. Parte-se do princípio de que planetas, estrelas e satélites são interligados por uma energia magnética, que mantém tudo no seu devido lugar. Quando um desses objetos se move, todos vibram juntos para manter o equilíbrio. É mais ou menos o que ocorre, por exemplo, quando se atira uma pedra num lago: o impacto da pedra gera “ondas”, que se expandem em vaivém, até que toda a água volte ao seu estado de repouso.

De onde vieram as previsões astrológicas? Como funciona a interpretação dos astros? 

A partir do momento que, por observação, foram-se desvendando as influências de cada astro, a lógica permitiu que o homem começasse a deduzir os acontecimentos, primeiro na natureza, depois no comportamento dos seres. Não é muito diferente de ver uma criança andar na direção de um fogão com a chama acesa e prever que ela pode se queimar. Assim, os astrólogos começaram a advertir as pessoas de perigos e acontecimentos futuros. Aos poucos, estes estudiosos ganharam o status de “conselheiros do rei” e passaram a influenciar as decisões importantes.

A Astrologia pode errar? Em quais situações? 

A Astrologia baseia-se em conceitos que se tornaram consenso após milhares de anos. Porém, o estudo astrológico exige uma interpretação destes e toda interpretação é subjetiva. A fidelidade da análise vai depender da formação do profissional (quanto mais ele estuda e sabe, mais profundo será o estudo), da sensibilidade do astrólogo (sua capacidade de identificar a influência de cada energia) e da sua habilidade lógica de reunir tudo isso e fazer deduções precisas. Voltando ao exemplo da criança que se aproxima do fogão, uma pessoa inexperiente não perceberia o perigo.

Leia Também

O que é signo solar e o ascendente? Quais são suas influências? 

Entenda o Zodíaco como um “anel” imaginário em volta do Sistema Solar que passa pelas doze constelações (Áries, Touro, etc). Este anel é fixo, mas o resto se movimenta em órbita. Quanto uma pessoa nasce, o Sol está passando diante de uma destas constelações e determina qual será o seu signo solar. O planeta Terra também se move e a constelação que ascende no horizonte indicará o seu signo ascendente. Ele marca o início do seu ciclo de vida, o ponto de partida do seu Mapa Natal, o início da sua Casa Astral 1. Consulte um astrólogo ou site especializado para saber mais.

O que é signo lunar e qual sua relevância? 

Da mesma forma que o Sol, a Lua passava diante de determinada constelação no momento exato do seu nascimento. A Lua rege as emoções do ser humano, portanto, o signo lunar indica como cada pessoa lida com as suas emoções e sentimentos, saindo do lado racional. A Casa Astral que este signo representa vai indicar qual é o setor da vida que mais afeta as emoções deste indivíduo. Por isso, quando souber o seu, poderá entender com maior facilidade porque em alguns pontos da sua vida e do cotidiano tende a ser mais sentimental do que lógico.

Por que o horóscopo começa em Áries e não em Capricórnio?

Essa é uma das mais comuns dúvidas sobre Astrologia. E a resposta é: simplesmente por convenção. O ciclo astrológico está relacionado ao ciclo solar. A Astronomia observou que há um momento do ano em que o Sol fica centralizado na linha do Equador. Neste instante (equinócio), a luz solar ilumina igualmente os dois hemisférios terrestres (norte e sul), fazendo com que dia e noite tenham a mesma duração. A Astronomia deu a este momento o nome de Ponto Vernal, que tornou-se um marco para o início de um novo ciclo solar. Neste ponto, o Sol está a zero grau de Áries e, por analogia, indica o início de um novo ciclo astrológico.

É verdade que depois dos 27 anos passamos a ter mais características do ascendente do que próprio signo? 

Por volta dos 27-29 anos, ocorre o que nós chamamos de Retorno de Saturno. É quando o planeta Saturno completa uma órbita inteira e volta ao ponto em que estava no momento do seu nascimento. Está passagem representa um amadurecimento para o ser humano em sentido espiritual e mental. Quanto mais maduros estamos, mais sólida é a nossa identidade, ou seja, as características determinadas pela Casa Astral 1 (signo ascendente) tornam-se mais nítidas. Não significa que você deixou de pertencer ao seu signo solar, apenas que consolidou sua identidade. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários