Receitas caseiras para cuidar da saúde
Redação João Bidu
Receitas caseiras para cuidar da saúde

Conheça agora as receitas caseiras que irão lhe ajudar a turbinar a sua saúde, evitando resfriados, dor de garganta e câimbras. Pegue o papel e a caneta e anote essas dicas valiosas!


Chá energizante de hortelã

Despeje 2 xícaras (chá) de água fervente sobre as seguintes ervas: 2 colheres (chá) de folhas secas de hortelã com gengibre, 2 colheres (chá) de folhas secas de hortelã com laranja, 2 colheres (chá) de folhas secas de hortelã com abacaxi. Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe. Esprema 1 limão ou 1 laranja sobre o chá. Se desejar, adoce com mel. É ideal para tomar de manhã e começar o dia com muita energia. 

Hálito puro

Dilua 1 colher (chá) de vinagre de maçã em 1 copo de água morna. Faça um bochecho após as refeições. Isso ajuda a reduzir a placa bacteriana.

Para aparência cansada

Se sua pele está com aparência cansada, pegue 1/2 xícara (chá) de pepino cortado em cubos, 2 colheres (chá) de leite em pó e 1 clara de ovo. Misture até formar uma pasta homogênea e aplique-a no rosto e pescoço. Deixe ficar sobre a pele até secar, por aproximadamente 30 minutos. Para remover, enxágüe com água morna. Em seguida, lave com água fria e seque com papel absorvente.

Banho contra estresse

Faça 1 pasta utilizando 1 xícara (chá) de sal marinho e 1 litro de água morna. Massageie todo o corpo com ela. Enxágue-se e, em seguida, massageie-se novamente, na banheira ou no chuveiro, com o seu sabonete preferido ou óleo perfumado. 

Para fortalecer os cabelos

Se seus fios andam frágeis e quebradiços, misture 6 colheres (sopa) de azeite de oliva com 1 gema. Aplique no cabelo seco e cubra com touca plástica. Deixe agir por 30 minutos. Depois, lave e enxágue bem. 

Suco energético

Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de abacaxi picado, 1/2 xícara (chá) de folhas de dente-de-leão frescas, 4 cenouras médias raladas e 1 copo de água. Beba imediatamente. Se o sabor estiver amargo, pode adicionar mais abacaxi ou 1 maçã picada. É rico em fibras, vitamina A e C, cálcio, potássio e minerais. 

Xarope contra gripe

Leia Também

Bata, no liquidificador, 1 cebola, 6 dentes de alho, 2 limões descascados, 1 copo de água mineral e 1 copo de mel. Tome uma colher (sopa) três vezes ao dia. Conserve em geladeira.

Contra dor de garganta

Pique e bata 1 cebola. Misture 2 colheres (sopa) da cebola batida com 1 colher (sopa) de mel. Tome a cada 2 horas para aliviar a dor. 

Leia Também

Nariz "entupido" 

Para desobstruir as narinas e aliviar a respiração, mastigue um pedaço de favo de mel durante 10 minutos. 

Para prevenir câimbras

Coma 2 bananas por dia, mastigando-as muito bem. Massageie as plantas dos pés com óleo de oliva. 

Fazer calos sumirem

Faça uma massinha com 1 dente de alho socado e um pouco de óleo de oliva. Aplique sobre o calo e cubra com uma gaze. 

Dor de cabeça

Ferva 1 copo de água e 1 copo de vinagre de maçã. Em seguida, debruce-se próximo à vasilha para inalar os vapores. Coloque 1 toalha sobre a cabeça, sem apertá-la, para evitar que o vapor escape. Aspire esse vapor por uns 10 minutos, inspirando profundamente. 

Para a memória

Tome, pelo menos 1 vez ao dia, um chá de alecrim adoçado com mel. Outra opção é tomar chá de casca de maçã adoçado com mel e, se possível, com um pouco de melissa. 

Fontes: Manual de Beleza Inteligente, Editora Nova Cultural. Plantas que curam, Editora Nova Cultural. Medicina Popular, Wendy Rossman e Neil Stevens, Madras Editora.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários