Baralho Terapêutico: uma fotografia do campo energético por meio das cartas
Bia Albuquerque
Baralho Terapêutico: uma fotografia do campo energético por meio das cartas

Quando se fala em leitura de cartas de um baralho, em muitas pessoas vem à mente a ideia de um instrumento para saber o que irá acontecer no futuro, fazer previsões e descobrir conteúdos que estavam escondidos.

Existem vários tipos de tarôs e baralhos e, não necessariamente, o trabalho com eles é feito dessa forma ou com tais finalidades. Na realidade, é possível utilizar as cartas como um instrumento poderoso no processo de autoconhecimento.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Uma ferramenta antiga

A origem da interpretação das cartas de um baralho é incerta e remonta a tempos longínquos da história da humanidade. Uma das hipóteses é de que ela surgiu no antigo Egito, presente nas páginas do mítico Livro de Thoth.

Uma figura famosa como referência neste universo é Marie-Anne-Adélaïde Lenormand, que viveu na França entre os séculos 18 e 19. Madame Lenormand, como era mais conhecida, teria lido o destino de nomes relevantes da sociedade francesa da época, como Napoleão Bonaparte.

A partir do desdobramento de sua obra foram criados dois tipos de baralhos: o Grand Jeu de Mlle Lenormand, com 54 cartas, e o Petit Lenormand, com 36 cartas. Este último se popularizou por meio do povo cigano e, atualmente, é conhecido como baralho cigano.

Leitura terapêutica

Por meio das cartas do baralho cigano e de jogadas determinadas é possível fazer uma leitura terapêutica: é como se as figuras das cartas formassem uma fotografia do campo energético da pessoa.

A partir dessa “fotografia”, é possível analisar quais as dificuldades que a pessoa está vivenciando no momento e oferecer uma orientação de como se posicionar energeticamente para lidar com as circunstâncias da vida para que tudo ocorra de maneira fluida, sempre em alinhamento ao projeto de vida da pessoa e sem  julgamentos.

Como funciona

Seja de maneira presencial ou virtual, a pessoa leva ao terapeuta uma questão de sua vida: como algo que ela não está conseguindo entender, uma situação em que se sente bloqueada ou algo para o qual gostaria de olhar com mais atenção.

É importante ressaltar que devem ser assuntos sobre si mesmo e não algo relacionado ao universo de terceiros. Por exemplo, o tema “Gostaria de entender porque que meu filho é rebelde” remete a um assunto íntimo de outra pessoa, o filho, no caso. O adequado seria a pessoa perguntar algo do tipo: “Gostaria de entender porque não me relaciono muito bem com meu filho”. Dessa forma, ela volta o foco da questão para si e não invade a privacidade do outro.

Leia Também

A partir da definição da questão, o terapeuta faz a jogada indicada, organizando as cartas sobre uma mesa e, na sequência, passa para a interpretação. Neste processo, utiliza observação, percepção e associações intuitivas a partir das imagens de cada carta, das combinações entre elas e da posição em que aparecem na jogada.

As figuras das cartas exibem representações de forças da natureza, situações do cotidiano, imagens universais e modelos antigos. Unidas e combinadas, ilustram a vibração do consulente sobre qual seu momento na vida, emoções, conflitos, inseguranças, pontos do dia a dia…

O terapeuta, por sua vez, devolve todo esse conteúdo à pessoa, de maneira organizada, para que ela possa compreender melhor a si mesma e também tomar decisões de maneira mais lúcida e consciente.

Algumas cartas

Conheça o significado de algumas cartas utilizadas no baralho terapêutico:

  • Criança: representa ingenuidade, pureza, teimosia, infância e criança interior;
  • Montanha: significa grandes obstáculos, desafios, rigidez, fase difícil, questões judiciais;
  • Estrelas: traz a ideia de espiritualidade, proteção, intuição, conquistas;
  • Rato: indica desgaste, perda do que foi conquistado, necessidade de poupar;
  • Rato + estrelas: esta combinação apresenta situação de perda energética.

Quer saber mais sobre as energias que nos esperam em 2022? Confira as Previsões 2022 e dicas de simpatias para começar o ano novo com o pé direito para uma nova fase em um novo ciclo.

Texto: Bia Albuquerque ( @biaaterapeuta ), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico.

LEIA TAMBÉM

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários