Mindful Eating: aprenda a comer com consciência plena
Redação João Bidu
Mindful Eating: aprenda a comer com consciência plena

Você já pensou em como o mindfulness, além de te ajudar a viver melhor, pode te auxiliar a mudar hábitos e conquistar uma boa alimentação? Com o método mindful eating é possível  utilizar a prática do mindfulness na hora das refeições, fazendo com que tenhamos no dia a dia o contato com o alimento da melhor forma possível, tornando uma relação saudável.


Mas afinal, como funciona o mindful eating?

O princípio do mindful eating é dar mais atenção ao que colocamos na boca e aproveitar cada refeição de forma saudável e apetitosa. Além disso, esta técnica ensina a identificar o que a pessoa esteja sentindo, se é fome ou ansiedade e, consequentemente, não descontar suas emoções na comida. Por este motivo, o método auxilia com o tratamento de desequilíbrios emocionais, como a depressão e ansiedade.

Leia Também

Para colocar a técnica em prática, é muito importante que não tenha distrações durante a refeição, como assistir televisão, mexer no computador ou usar o celular. É o momento de estar apenas você e a comida.

É importante também prestar atenção nas cores, no cheiro, na textura e no gosto de uma forma mais profunda. Ah, e nunca comer rápido. Aproveite o momento para mastigar o máximo possível e de preferência lentamente, isso faz com que se satisfaça com menos comida.

E tapas para ter uma alimentação consciente usando mindful eating

  1. Não mexer em celular, tablet ou qualquer objeto enquanto estiver se alimentando;
  2.  Antes de começar qualquer refeição, respire fundo e observe bem o que vai comer;
  3. Saboreie cada mordida, sinta o cheiro preste atenção na textura da comida;
  4. Feche seus olhos quando estiver mastigando para sentir melhor;
  5. Explore o que está sentindo quando estiver se alimentando: bem-estar, felicidade e satisfação;
  6. Por fim, tente sempre dar uma nota para sua fome e para sua saciedade;
  7. Não se esqueça de agradecer pelo alimento.

Leia Também

Mindful eating é um tipo de meditação?

O mindful eating não é considerado uma meditação, na realidade é um exercício que pode ser aplicado em vários momentos da vida, mas principalmente durante a alimentação. O significado disso é focar no presente, no que você decide fazer, usando a atenção plena, sem julgamentos e sem se desconcentrar para que nada tire o foco da sua atividade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários