Poderes do alecrim para a saúde: saiba aproveitar o melhor dessa erva
Redação João Bidu
Poderes do alecrim para a saúde: saiba aproveitar o melhor dessa erva

Sabe aqueles dias em que o cansaço chega para valer? O alecrim ( Rosmarinus officinalis ) torna-se uma opção, pois estimula o organismo e manda para longe a fadiga. Popularmente, o alecrim é utilizado para má digestão e alívio do cansaço. Mas são muitos os benefícios dessa planta, tanto para o corpo quanto para a mente . Bastante utilizada também na culinária, ela estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais.

Quando o assunto são problemas respiratórios, o alecrim atua como expectorante, um verdadeiro alívio para tosse com muco. Também é capaz de varrer os radicais livres do organismo. Graças ao seu poder analgésico, se aplicado na forma de compressas, reduz as dores do reumatismo e tem ação cicatrizante.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

A dose ideal

Para garantir os efeitos medicinais do alecrim, tanto é possível utilizá-lo seco quanto fresco. Na primeira opção, 1 colher (chá) rasa das folhas é suficiente para 1 xícara (chá) de água. Caso o alecrim fresco seja a opção, 1 colher (chá) rasa das folhas, com um pedaço do ramo de aproximadamente 5cm, é o ideal para cada xícara (chá). Tome 1 ou 2 xícaras (chá) da bebida por dia. Mas lembre-se, o alecrim não deve ser consumido por gestantes em remédios caseiros. 

Chá de alecrim para combater o estresse e o cansaço

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de alecrim

Modo de fazer:

Ferva a água e acrescente a erva. Tampe e deixe agir por 5 minutos. Beba em seguida.

Chá de ervas com alecrim para artrite

Ingredientes:

  • 1/2 colher (chá) de folhas frescas de alecrim
  • 1/2 colher (chá) de folhas frescas de boldo 
  • 1/2 colher (chá) de folhas e flores secas de camomila 
  • 1/2 colher (chá) de folhas secas de carqueja
  • 1 litro de água
  • Mel a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque as ervas e a água e leve para ferver por 5 minutos. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 1 xícara (chá) após as principais refeições (almoço e jantar).

Chá aromático de alecrim para cólica menstrual

Leia Também

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas e flores secas de camomila 
  • 1/2 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce
  • 1/2 colher (sopa) de ramos frescos de alecrim
  • 2 copos (250ml cada) de água fervente

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque a camomila, a erva-doce e o alecrim. Despeje a água fervente, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Em seguida, coe e beba 2 copos (200ml cada) por dia.

Para aliviar a tensão pré-menstrual (TPM)

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de sementes secas de erva-doce 
  • 2 colheres (sopa) de ramos frescos de alecrim
  • 1/2 litro de água

Modo de fazer:

Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras (chá) por dia.

Contraindicações!

Apesar dos benefícios que traz ao organismo, existem restrições ao consumo de chá de alecrim. Em doses elevadas, a bebida pode causar gastrite e nefrite (inflamação no rim). O chá é contraindicado em casos de diabetes, hipertensão, gravidez, doenças inflamatórias da pele e hipertrofia da próstata.

O boldo não é recomendado para portadores de hepatite aguda e, em doses excessivas, pode causar náuseas, vertigens, agitação, alucinações e convulsões.

A camomila, em doses elevadas, pode desencadear náuseas, vômitos, excitação e insônia e, em pessoas sensíveis, pode causar dermatite de contato.

LEIA TAMBÉM

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários