Feng Shui: conheça as melhores cores para casa e seus significados
Redação João Bidu
Feng Shui: conheça as melhores cores para casa e seus significados

As  cores têm o poder de expressar sentimentos e estimular algumas emoções. Ao escolher uma tonalidade para as paredes da casa , você não está apenas criando um estilo visual para sua residência , mas também uma atmosfera, uma energia especial.

Por isso, conhecer as cores é essencial para não errar na escolha. Afinal, uma cor escolhida de maneira equivocada pode causar efeitos negativos nos moradores ao longo do tempo. O resultado, portanto, pode aparecer em estresse, brigas, mal-estar físico e até problemas financeiros.

Para facilitar esse processo de escolha, reunimos as melhores cores para as paredes da casa, de acordo com o Feng Shui. Utilizando a técnica milenar chinesa, não apenas é possível harmonizar os ambientes domésticos , mas aumentará o astral da casa para receber novas energias e vibrações benéficas para o espírito do lar e das pessoas que ali habitam.

Feng Shui: significado das cores para as paredes da casa

Amarelo

A cor estimulante do intelecto pode ser usada em apenas uma parede do cômodo para não sobrecarregar as energias. 

O amarelo chama a prosperidade e a riqueza, já que é a cor do ouro e do Sol. O astro-rei o confere o dom da vitalidade e da felicidade, portanto, onde a cor amarelo for aplicada, a energia vital será restaurada.

Também ajuda na concentração, na criatividade e colabora no diálogo entre as pessoas. Assim, é possível sentir mais facilidade em comunicar suas ideias quando estiver próximo(a) dessa coloração.

Na área espiritual, o amarelo é considerado como um elo entre as vivências da vida presente com as do passado. Isso permite uma maior sabedoria e força interior.

Cômodos destinados ao estudo e trabalho, além da cozinha e da sala, são perfeitos para essa cor. Se não quiser aplicá-la na parede, compre objetos com ela para conseguir os mesmo efeitos.

Azul

Em geral, o azul é uma das cores que mais agrada as pessoas. Ele significa tranquilidade e serve para propagar a paz por um cômodo, além de deixar a atmosfera com mais harmonia.

O azul escuro é relacionado com o local mais profundo do oceano. A profundidade sempre está conectada com a sabedoria e o inconsciente, então a cor é usada para despertar a intuição, para equilibrar a conexão entre corpo e mente.

Já o azul claro é mais pacífico e carrega uma força vital para o desenvolvimento da espiritualidade.

Por fim, o azul esverdeado propaga um frescor ao ambiente e, dessa forma, está ligado com a ideia da juventude.     

Não importa qual seja a tonalidade de azul, a cor é perfeita para as paredes dos quartos, das salas e para os locais de trabalho, estudo e meditação. Também pode ser usada nos objetos de decoração.

Branco

O estilo minimalista tem conquistado muitos admiradores no mundo, porém, é preciso ter cuidado com o excesso de branco na casa.

De acordo com o Feng Shui, tudo em excesso pode desequilibrar as energias que emanam amor, prosperidade, sucesso, saúde, paz e alegria no ambiente.

Mesmo que seu significado seja paz e purificação, o branco em grande quantidade ajuda no desenvolvimento da ansiedade. Por isso, coloque outras cores junto dele.

Leia Também

Por ser associado à limpeza, o branco pode ser utilizado, além das paredes, nas portas, janelas, molduras e no teto. Assim, você terá uma maior sensação de lugar limpo e bem cuidado.

Cinza

Paredes cinzas, principalmente com uma tonalidade mais clara, tornam-se refinadas e deixam qualquer local mais elegante.

O cinza é uma cor que traz consigo o elemento Terra. Quando aplicada nas paredes, cria uma bolha de energias prósperas para o sucesso das relações pessoais, além de ser excelente para auxiliar a estabilidade dos campos da vida, como o financeiro e o amoroso.

A cor da estabilidade também colabora para a resolução dos problemas. Assim, é possível revigorar as energias internas para lidar com os desafios.

Laranja

Concede alegria e aconchego ao ambiente. Porém, por ser estimulante, não pode ocupar todo o espaço; uma única parede com a cor é suficiente para levantar a energia, sem afetar a circulação das outras.

O elemento Fogo é simbolizado por essa tonalidade, então a cor pode ser aplicada, por exemplo, na cozinha. Já para ter mais energia na hora de trabalhar ou estudar, é recomendável que o laranja seja usado nos objetos dentro do quarto ou do escritório.

Rosa

Se você acha que o rosa representa o amor, você está certíssimo! Porém, a cor ainda vai além dessa definição.

Relações amorosas são harmonizadas, a felicidade se torna mais ampla, a união entre o mundo material e o espiritual fica equilibrada e os sentimentos puros são transmitidos com maior liberdade - tudo graças à essência do rosa.

Como não é uma cor tão vibrante, pode fazer parte de mais cômodos, sem prejudicar as outras energias.

Verde

O elemento madeira é atribuído a essa cor e, por isso, ela ajuda a restabelecer a segunça do lar, protegendo-o contra a presença dos males.

Pode aumentar a sorte dos moradores e permite que o cômodo fique mais leve - o que contribui com a disseminação da esperança por todos os lados. O quarto é um ótimo local para a presença do verde, mas sempre com moderação.

O verde também é considerado a cor dos novos ciclos, então sua essência dá força para os momentos de dificuldade, que exigem superação para seguir em frente.

Vermelho

Assim como o laranja, o vermelho é ideal para uma única parede ou para itens decorativos, afinal, sua intensidade é demais para qualquer cômodo. Contudo, se o espaço for grande, a energia não é prejudicada. Em locais pequenos, não é bom ter a presença dessa cor nas paredes; aposte apenas na decoração.

Influenciada pelo fogo, essa cor traz sucesso e muita paixão. Porém, ela não deve ser aplicada na parede do quarto, pois altera o ciclo do sono.

Violeta

Sua presença traz autoridade aos locais e deixa a atmosfera mais forte. O violeta ou roxo são utilizados para o desenvolvimento da espiritualidade e para melhorar a lucidez.

Seu poder está ligado com a ampliação de ideias e, por isso, ajuda a facilitar as tomadas de decisão ou trabalhos que precisam de criatividade e inovação.

Locais meditativos tornam-se em verdadeiros templos quando contêm as cores violeta e roxo na decoração. Você sentirá uma maior vontade interna de se conectar com sua espiritualidade e emoções. Além disso, a tonalidade é um ímã para a prosperidade! Perfeito, não é?

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários