Dia de São Francisco de Assis: conheça a história, novena e orações do santo
Redação João Bidu
Dia de São Francisco de Assis: conheça a história, novena e orações do santo

Conhecido como protetor dos animais e dos humildes, e celebrado em 4 de outubro,  São Francisco de Assis viveu para apoiar e consolar os aflitos, sendo um grande exemplo de fé. Confie no poder de sua poderosa novena e receba milagres!

Em 1182, com o nome Francesco Bernardone, nasceu na Itália, mais precisamente na cidade de Assis, aquele que viria a se tornar famoso como o protetor dos ambientalistas, dos animais, dos humildes e dos puros de coração.

São Francisco de Assis pertencia a uma família abastada, mas, aos 24 anos, abriu mão de toda riqueza para seguir o caminho da fé. No início de sua missão, peregrinou até Roma e, na igreja de São Damião, recebeu a ordem de Cristo: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”. 

Muitos uniram-se a ele e seguiram seus passos, vivendo de esmola, pregando e consolando os doentes. No final de sua vida, São Francisco recebeu em seu corpo os estigmas de Cristo e veio a falecer em 4 de outubro de 1226, data em que é celebrado. Foi canonizado aproximadamente 2 anos depois, pelo papa Gregório IX.

Oração de São Francisco

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.”

Prece a S. Francisco de Assis

“Ó glorioso São Francisco, santo da simplicidade, da alegria e do amor, que no Céu contemplais as infinitas perfeições de Deus, lançai sobre nós um olhar cheio de benignidade e socorrei-nos eficazmente nas nossas necessidades espirituais e temporais. Rogai ao nosso Criador que nos conceda as graças que solicitamos e, para melhor merecê-las, inflamai o nosso coração de amor a Deus e a nossos irmãos. São Francisco de Assis, rogai por nós.”

Fonte: O Livro Sagrado das Orações, Cleuza Maria Veneziani Costa, Editora Madras, 2007

Benção de São Francisco:

“O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor te mostre seu rosto e tenha misericórdia de ti. Volte o Senhor o vosso rosto até vós e te conceda a paz. O Senhor abençoe este seu servo.”

Oração final para todos os dias

Leia Também

“Aperfeiçoai, pai seráfico, a vinha que vossas mãos tem plantado e escutai as súplicas de vossos filhos. Meu pai São Francisco, rogai e abençoai a vossos filhos e devotos. Amém.”

Novena para São Francisco

1º Dia: “Admirável pai São Francisco, anjo de paz e arauto do Rei dos reis, que com vossas virtudes sois uma das maiores glórias da Igreja, obtende-me, por vossas chagas e por vossas grandezas, as virtudes próprias de meu estado e a graça que vos peço, se é a vontade de Deus.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

2º Dia: “Glorioso pai São Francisco, arca de santidade e fundador da Ordem Seráfica, pela qual tens chamado multidões em vossas três Ordens de Menores, de religiosas franciscanas e de terceiros para a maior Glória de Deus, alcançando-me o menosprezo do mundo e o desejo das coisas celestiais.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

3º Dia: “Seráfico pai São Francisco devotíssimo da Rainha dos Céus, de quem recebestes inefáveis bondades e a proclamastes Patrona de vossas obras, obtende-me a filial devoção a Imaculada Virgem Maria como é a vontade de Deus.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

4º Dia: “Santíssimo pai São Francisco, imitador do Filho de Deus e cópia exata de Jesus, que pelos copiosos dons de graça que haveis recebido e por vossa semelhança ao divino Redentor sois chamado novo Cristo, fazei que imite vossos exemplos para copiar mais exatamente a Jesus, divino modelo dos predestinados.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

5º Dia: “Pacientíssimo pai São Francisco, serafim abrasado e amante da cruz, que fostes favorecido por Jesus com a impressão das sagradas chagas em vosso corpo, alcançando-me que leve incessantemente a cruz e tenha frutos dignos de penitência.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

6º Dia: “Maravilhoso pai São Francisco, modelo da perfeição, que ocupais no Céu o lugar mais elevado que perdeu o mais alto dos anjos decaídos, velai por vossos filhos e devotos e fazei que obtenham sempre as misericórdias do Senhor com vossa amável benção.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

7º Dia: “Taumaturgo pai São Francisco, que fazeis grandes maravilhas em favor dos que se acolhem a vosso patrocínio e a vossa eficaz proteção, fazei que se cumpram em mim as promessas feitas a vossos filhos, de que nenhum se condenaria vestindo dignamente o hábito, que obteria a misericórdia para todos arrependerem-se de seus pecados.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

8º Dia: “Devotíssimo pai São Francisco, que sois ‘o Santo mais amante do Sagrado Coração de Jesus, a vítima mais identificada com ele, a alma que se oferece continuamente a justiça divina para obter a misericórdia para os pecadores e amor e graça para as almas religiosas’, acrescentai em mim o perfeito amor de Deus e do próximo.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

9º Dia: “Poderosíssimo pai São Francisco, auxílio dos que vos invocam, que por querer de Deus livrais do purgatório as almas de vossos filhos e consegue sua entrada no paraíso, fazei-me verdadeiro filho vosso para que mereça sempre vossa valiosíssima proteção.” (Reze um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e uma Glória ao Pai)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários