Como o ciclo menstrual interfere no humor e comportamento
Reda
Como o ciclo menstrual interfere no humor e comportamento

Que a tensão pré-menstrual (TPM) causa mudanças nos sentimentos e emoções no fim do ciclo menstrual, todo mundo sabe . Mas todo o período, que dura cerca de 28 dias, tem alterações nos níveis hormonais que mexem com o humor e comportamento feminino. Saiba como essas transformações acontecem em cada fase do ciclo!


Primeira fase: menstruação

Nos primeiros cinco a sete dias, os hormônios estão em baixa, isso porque os atuam para construir um ambiente favorável para uma gestação. Desse modo, o sangramento encerra esse processo eliminando toda essa preparação dos hormônios. Assim, apesar das cólicas, dores de cabeça, e outros sintomas, as sensibilidades diminuem, como nas mamas, bem como as gengivas podem inflamar, além disso, o inchaço causado na TPM começa a diminuir, mesmo que ainda incomode, já que o útero começa a ficar menor.

Leia Também

Segunda fase: preparação da ovulação

Nesse momento ocorre o período fértil, em que o estrogênio aumenta junto com a testosterona, preparando o óvulo para ser liberado do ovário e, consequentemente, ocorrer a fecundação. Para isso, os hormônios juntos deixam a mulher mais bonita, confiante, determinada, feliz e com a autoestima lá em cima. Bem como deixa a memória mais afiada e a criatividade em alta. Além disso, os fatores principais nessa fase é a libido e tesão, deixando-a pronta para o sexo e, assim, para uma possível gestação (objetivo principal da ação dos hormônios), com isso, a vagina estará mais lubrificada. 

Terceira fase: TPM

Leia Também

Após o período fértil, o estrogênio cai e outro hormônio toma conta: a progesterona. Ele é responsável por toda a preparação do útero, ou seja, com revestimento e irrigação do endométrio para o desenvolvimento do bebê. Nesse momento, junto com a ação do estrogênio (que sobre um pouco o nível), aumenta a capacidade do pulmão (ótimo período para praticar esportes), queimando mais calorias e deixando o corpo menos dolorido. Contudo, caso não ocorra a fecundação, todos os hormônios sofrem uma queda, o que prepara o corpo para eliminar toda a preparação para a gravidez, causando instabilidade do humor, inchaço, dor de cabeça e outros diversos sintomas pré-menstruais.

Lidando com humor e comportamento diferentes

O resumo da obra é que o corpo muda conforme os hormônios mudam. Para lidar com as transformações de humor e comportamento, primeiro, é preciso entender o seu ciclo pessoal, já que cada mulher tem um ciclo único - é importante anotar tudo que ocorre para analisá-lo. Segundo, aproveite os momentos! É comum encontrar mulheres que querem acabar com a menstruação, tomando pílulas para controlar, mas é essencial entender que é um processo natural.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários