12 passos para desenvolver a inteligência espiritual
Redação João Bidu
12 passos para desenvolver a inteligência espiritual

Muito se fala nos dias de hoje sobre inteligência emocional, na importância de desenvolver tal habilidade para a vida, para as relações pessoais e até para o trabalho. Mas você já ouviu falar em inteligência espiritual? Esse conceito auxilia na criatividade , fazendo com que se consiga alterar situações amenizando normas muito rígidas por meio da compreensão e da compaixão. 

JÁ CONFERIU SEU HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

O termo inteligência espiritual foi criado pelos pesquisadores Ian Marshall e Danah Zohar, apresentado no livro. Para conhecer melhor e utilizar o conceito, confira os princípios para desenvolver a inteligência espiritual.

Semana cliente

1. Autoconsciência espiritual

É preciso descobrir quem você é e quais são as características verdadeiras da realidade em que vive. Busque a autenticidade e deixe falar o seu “eu interior”.

2. Espontaneidade

Encare cada problema como algo novo. Aprenda a desapegar de suposições, interpretações antigas, preconceitos ou dificuldades vividas na infância. Aproveite o momento e se situe no presente.

3. Visão e valores

Quais são os princípios que regem a sua vida? Com o que se compromete no trabalho, em relações pessoais e sobre o futuro da natureza?

4. Holismo

Seus sentimentos e pensamentos influenciam todo o sistema. Assim, assuma sua parcela de responsabilidade sobre o mundo.

5. Compaixão

Preste atenção nas dores, frustrações e comportamentos alheios. Entenda como se dá determinada sensação e seja compreensivo.

6. Celebração da diversidade

A diferença é essencial para o surgimento de novas ideias. Conviver com pessoas que nada se assemelham com você faz com que questione suas afirmações e desenvolva interesse pelo novo.

7. Independência

Você viu?

Nade contra a maré! Mesmo que sua opinião seja impopular – mas fiel aos seus princípios –, defenda-a. Só tome cuidado para não ser arrogante.

8. Humildade

Esse conceito se relaciona com o anterior. É preciso duvidar de suas visões de mundo e perguntar-se: “Será que já ouvi tudo de todos?”.

9. Perguntas fundamentais

Por que faço algo de um jeito e não de outro? Qual a finalidade disso? O mundo poderia ser diferente? Em suma, não aceite afirmações sem questionar o que dizem e muito menos faça coisas porque somente disseram a você. Questione o porquê daquilo.

10. Observação

Se distancie da situação e tenha uma visão mais ampla do todo. Aprenda a observar de outra perspectiva.

11. Autoaceitação

Reconheça e aceite os próprios erros – afinal, cometer equívocos é humano e o sofrimento é algo inevitável. O segredo é saber lidar com decepções e falhas.

12. Senso de vocação

Gerencie sua vida com um propósito maior do que apenas ganhar dinheiro, pois você pode fazer a diferença e beneficiar quem está próximo ou o mundo todo.

Fonte: QS – Inteligência Espiritual: Aprenda a desenvolver a inteligência que faz a diferença, de Danah Zohar e Ian Marshall.

LEIA TAMBÉM

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários