Mês de Ibejis: conheça os Orixás de setembro
Redação João Bidu
Mês de Ibejis: conheça os Orixás de setembro

Os Orixás Ibejis são os regentes do mês de setembro. São eles os protetores das crianças e também poderosos aliados às forças do bem. Durante este mês, os adeptos da Umbanda realizam grandes festas em homenagem as suas figuras, a fim de retribuir toda a proteção e o carinho que lhes é dado.

JÁ CONFERIU O SEU  HORÓSCOPO  HOJE? E O DAS AMIGAS? DÁ UMA OLHADINHA LÁ QUE TÁ BABADO

Os Ibejis são as divindades protetoras das crianças, em particular, dos gêmeos e gêmeas. Literalmente, a palavra “Ibejis” quer dizer gêmeos. Abençoam os partos, os filhos, os lares e trazem saúde e prosperidade.

Orixás da dualidade

Entre as divindades africanas, Ibejis é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Afinal, esse Orixá é formado a partir de duas entidades distintas que coexistem, respeitando o princípio básico da dualidade. Com isso, Ibejis mostra que todas as coisas possuem dois lados, não importando as circunstâncias, e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas e os dois lados, ouvidos.

Nos terreiros

Na Umbanda e no Candomblé, são vistos como filhos de criação de Oxum. Devido a esse fato, em rituais voltados especialmente a essa Orixá, costuma-se dedicar algo também às crianças Ibejis. A característica dos gêmeos mais particular é o seu poder de desfazer coisas realizadas por outros Orixás. Por outro lado, algo feito por Ibejis jamais poderá ser desfeito por nenhuma outra divindade. As cores características de Ibejis são verde, azul e rosa.

Oferenda para Ibejis

Os Orixás gêmeos se alegram muito com caruru, que é a receita para quiabo cortado em miúdos com camarão e cebola no dendê.

Como fazer uma guia para Ibejis

Contas nas cores: azul e rosa, mas pode usar várias a seu gosto, deixando tudo bem colorido.

Depois de escolher as contas, mergulhe sua guia em um copo com água e sal por uma noite, deixando-a no sereno. Feito isso, ponha para secar ao sol, entre três e cinco horas da tarde.

Filhos e filhas de Ibejis

Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e exibem um ar muito jovial. De fato, não pensam muito para realizar algo, sendo um tanto inconsequentes. Por outro lado, dificilmente um(a) filho(a) de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer. Além de serem muito brincalhões e agitados, estão sempre na ativa, colocando tudo e todos a sua volta em movimento. São muito teimosos e não vivem sem companhia.

Você viu?

No amor, inclusive, são dependentes do(a) parceiro(a), chegando ao ponto de serem bem obsessivos e ciumentos. Ao mesmo tempo, possuem a magia e pureza das crianças, contagiando e alegrando a todos com suas expressões infantis. Parece que o tempo não passa para eles, então, não espere muita maturidade. Por terem o olhar de uma criança, eles entendem as questões da vida da forma mais simples possível. É tudo “8 ou 80”, ou gosta ou não gosta, não existe meio-termo.

A consequência disso é sua fragilidade, tornando-se pessoas que se magoam muito na vida ao acreditar que tudo é muito maior e mais profundo do que realmente é. O lado bom do seu jeito infantil é que esquecem tudo muito rápido. Se você magoar um(a) filho(a) de Ibejis, logo mais ele(a) não lembrará nem de sua existência na vida dele(a). Adoram festas, doces e os momentos rodeados de muitas pessoas.

Características dos Orixás

Cores : multicores.

Dia: domingo.

Essência: maçã-verde, que proporciona estímulo. Deve ser usada para trazer alegria ambiental.

Oferenda: caruru (quiabo cortado em miúdos com camarão e cebola no dendê).

Talismã: casal de crianças.

Sincretismo religioso: São Cosme e São Damião, comemorados em 27 de setembro.

Saudação: “Bejé Eró”.

LEIA TAMBÉM

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários