Dia de São Bartolomeu: Peça auxílio para o apóstolo de Jesus
Redação João Bidu
Dia de São Bartolomeu: Peça auxílio para o apóstolo de Jesus

Nascido em Caná, cidade próxima a Nazaré, na Galileia, Bartolomeu foi apresentado a Jesus pelo apóstolo e seu maior amigo Filipe . Bartolomeu foi cético e por um instante não acreditava que se tratava do messias, especialmente por vir de uma cidade pequena, conforme havia indicado seu amigo: " De Nazaré pode vir alguma coisa boa? ".

Essa observação, até em um tom de deboche, seria um indicador das expectativas judaicas em relação à vinda de um messias. Ao receber um elogio de Jesus (" Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento ", diz o Evangelho segundo João), o filho de Deus também disse ter visto Bartolomeu embaixo de uma figueira. Assim, Bartolomeu reconheceu Jesus como sendo o “ filho de Deus ” e o “ rei de Israel ”.

Além dos evangelhos segundo Mateus, Marcos e Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos 12 apóstolos. Bartolomeu acompanhou boa parte da vida pública de Jesus, inclusive sua ascensão.

Bartolomeu ou Natanael?

Filho de Tholmai, também pode ser reconhecido como Natanael , conforme outras passagens da Bíblia. Segundo fontes históricas, viajava muito e atuou como evangelizador em áreas como Arábia, Etiópia, Armênia, Irã, Síria e na Grécia, juntamente com Filipe, especialmente na Frígia. Como relata uma antiga tradição armênia e o historiador Eusébio de Cesareia, Bartolomeu teria ido à Índia, em uma região mais próxima à Ásia, local onde realizou pregações como diz o Evangelho segundo São Mateus.

Depois ter feito várias conversões naquela região, superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, sua esposa e outros homens em algumas cidades. Contudo, essas conversões teriam provocado a ira dos sacerdotes locais. Assim, por meio do irmão do rei Polímio, a ordem foi a de escalpelar (ou seja, tirar sua pele), depois decapitá-lo e crucifica-lo por volta do ano 51. São Bartolomeu é lembrado pelos católicos em 24 de agosto. É considerado padroeiro dos padeiros, alfaiates, sapateiros, açougueiros e comerciantes em geral.

Preces a São Bartolomeu

“São Bartolomeu, vós que sois o Senhor do Vento. Vós que fazeis a varri dela sobre a Terra fria. Vós que fazeis dobrar as árvores e palmeiras, com a força de vossa ventania.

São Bartolomeu, que comandais os tufões, os furacões e todos os tipos de tempestades.São Bartolomeu que comandais os ciclones, rasgando com o poder de vossa força, devastando e destruindo, arrebatando tudo que encontrais no caminho. Reduzindo o destroços por onde passar a varrida de vossas forças. Atingindo sempre os locais onde Deus quer castigar, pois o homem por natureza é mau, egoísta e pretensioso.

Você viu?

Vós, São Bartolomeu, fostes o escolhido por Deus para abalar e castigar os locais que, por natureza, devem mostrar com mais força a presença de Deus. Pois o homem na sua infinita ignorância, a cada dia que passa de Deus se esquece e passa a se considerar um deus sobre esta Terra fria.São Bartolomeu, fostes escolhido para mostrar ao homem que a força de Deus ainda reina por todos os séculos e quando o homem ignora por completo a Sua presença.

Vós, São Bartolomeu, sois a entidade incumbida de mostrar a ira do Rei do Mundo e como sois conhecido nos 4 cantos da Terra comandando os tufões e furacões.

É que vos peço que carregueis no vosso vento, todo o mal, todo o embaraço, toda a amarração e a falsidade dos meus inimigos.

Hoje por esta noite e amanhã por todo o dia. Assim Seja. Amém!”

LEIA TAMBÉM

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários