João Bidu

Entenda a simbologia de cada objeto na bruxaria natural
Ana Melo
Entenda a simbologia de cada objeto na bruxaria natural

Diferente do que muitos pensam, bruxaria não é considerado como religião, mas sim um estilo de vida. Para ser considerado religião, a doutrina tem que ter dogmas, ou seja, regras, rituais e processos fixos dentro da religião, como acontece na Wicca, religião neopagã que tem o processo de iniciação do bruxo e leis universais a serem seguidas. Wicca é bruxaria, mas bruxaria em si não é uma religião, sendo assim, praticamentes de outras religiões também podem praticar a bruxaria natural, como acontece com muitos praticantes de umbanda e candomblé. 


Qualquer pessoa pode praticar a bruxaria desde que tenha fé nas forças do universo e crê no mundo espiritual. A bruxaria natural usa elementos naturais e respeita a natureza acima de tudo. Além disso, todos os objetos na bruxaria tem uma simbologia e por isso fazem parte da vida de um praticante. Veja a seguir a simbologia de cada objeto na bruxaria natural. 

Itens usados pelos praticantes de bruxaria

Caldeirão

O caldeirão não é para fazer poções como mostram nas ficções, ele é usado para fazer a queima de ervas e papéis usados em feitiços, dificilmente são usados para outra coisa. 

Adaga

A adaga é uma espécie de faca sem corte, com ela é feito a abertura e fechamento do círculo mágico de proteção antes e depois dos rituais. 

Velas e incensos

As velas e incensos são indispensáveis para praticantes de magia pois funcionam como potencializadores para trabalhar com energias específicas. São itens essenciais para qualquer prática mágica e astral. Além disso, a vela simboliza o elemento do fogo e o incenso representa o elemento ar  

Pentagrama

O pentagrama simboliza os quatros elementos da natureza mais a alma, então cada ponta simboliza a água, fogo, ar, terra e alma. O pentagrama é bastante usado nos livros das sombras e acessórios. 

Círculo mágico

O círculo mágico é aberto antes de rituais e fechado depois, ele é uma proteção contra energias externas já que é uma momento que o praticante fica mais vulnerável espiritualmente quando está em contato com o mundo astral. 

Você viu?

Lua

Todo praticamente de bruxaria celebra as fases da Lua, nenhuma prática mágica é feita sem considerar as fases lunares. A lua também é símbolo do feminino.

Imagens de deuses

Alguns bruxos cultuam deuses de diferentes panteões, como deuses gregos, nórdicos, hindus, egípcios, africanos entre outros. Devido a isso, os bruxos sempre vão ter alguma imagem ou objeto que remete ao deus cultuado.

Cores azul escuro, roxo e preto

As cores escolhidas para os tecidos usados nas práticas mágicas são para potencializar a energias da intuição, misticismo, ocultismo etc. São cores que aumentam a conexão com energias astrais da intuição e magia. 

Livro das sombras

O livro das sombras é um livro que o praticante da bruxaria irá registrar todas as suas experiências com a magia, lá terá registros dos rituais e feitiços realizados, meditações, sonhos e tudo que esteja ligado ao mundo da bruxaria. Outro livro que é usado é Glossário, nesse livro pode ser consultado tudo que o bruxo aprendeu sobre bruxaria e pode consultar sempre que for necessário, como uso de cada erva, cor, velas, incensos, fases da lua, estações do ano etc. 

Altar

O altar serve para ter um espaço fixo para fazer os feitiços, deixar velas acesas para pedidos e agradecimentos, fazer rezas e meditações. Para montar um altar é usado todos os objetos citados anteriormente e vai de gosto de cada um de como montar, não há uma regra. Alguns praticantes gostam de montar seu altar conforme a Roda do Ano e suas celebrações. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários