João Bidu

Dicas para ter uma organização da casa mais eficiente
Ana Melo
Dicas para ter uma organização da casa mais eficiente

Parece que nada fica no lugar e as coisas andam acumulando na sua casa? Isso significa que a organização não está funcionando e, para resolver esse problema, temos algumas dicas importantes para fazer dar certo e manter a casa arrumada. Veja a seguir algumas dicas para ter uma organização mais eficiente. 

Casa organizada e emocional mais equilibrado

Viver em um ambiente limpo e arrumado tem efeitos positivos no nosso emocional e astral, nos dá ânimo e clareza nas ideias. Já sentiu aquela paz de espírito e alegria de tomar um banho pós faxina e deitar na cama limpinha? Isso acontece porque temos a sensação de controle e dever cumprido depois de realizar nossas tarefas e vê no ambiente que está tudo em ordem. Se a casa estiver organizada, conseguimos ter mais clareza das nossas emoções e do que precisamos fazer nas outras áreas da vida. 

Como ter uma organização eficiente? 

Doe e jogue fora tudo que não tem mais serventia

organização

Para que a organização funcione, é essencial se livrar do que é considerado excesso. Tire tudo que você não usa e não tem mais uso na sua casa. Isso vale para o guarda-roupa e a despensa da cozinha. 

Tenha uma organização definitiva

organização

Quando você estiver só com o essencial, defina um local para guardar cada coisa. Prefira os métodos de organização que separe tudo por potes de vidro, caixas organizadoras, divisórias etc. Assim tudo terá seu lugar definido e assim será mais fácil manter a organização já definida. 

Inspire-se

Você viu?

organização

Há uma vasta opções de conteúdos de organização pela internet. Existem imagens lindas que irão te inspirar a manter a organização da casa, além de estimular a encontrar os métodos que mais combinam com você. 

Mude se for necessário

organização

Prefira os métodos de organização que combinam com seu estilo de vida. Se a sua vida é mais corrida e não passa muito tempo em casa, pense em arrumar as coisas da forma mais prática de guardar e pegar o que você precisa. Por exemplo: deixar uma cadeira para as roupas limpas que você vestiu e não curtiu, dessa forma, você pode deixar as roupas ali e dobrar para guardar no fim do dia, mantendo o guarda roupa sempre arrumado. E, para saber se vai ou não funcionar com você, é necessário testar algumas opções, então não tenha medo de mudar e experimentar!

Faça na hora que pensar

organização

Não é todo dia que estamos super animados e produtivos, e são nesses dias de energia baixa que a bagunça faz a festa. Para isso não acontecer, use a regra dos 5 minutos: se você pode fazer em até 5 minutos, faça na hora! Precisa guardar aquele livro? Escovar os dentes? Jogar o lixo fora? Marcar uma consulta? Limpar a mesa depois das refeições? Faça na hora. Apenas faça. Você verá que essas pequenas atitudes irão se tornar pequenos hábitos e você irá fazer tudo isso de forma natural.

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários