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Saiba como driblar a procrastinação em casa
Ana Melo
Saiba como driblar a procrastinação em casa

Já estamos com 1 ano de pandemia, com número alto de contaminados, e com a vacinação caminhando lentamente. Por isso, é recomendado que continue dentro de casa, se puder, e reforce os cuidados com higiene e isolamento social. Quem estuda e trabalha, encontra o desafio para ter foco nas suas tarefas e tem problemas de produtividade já que nossas casas estão repletas de distrações e tentações. Assim fica difícil não procrastinar, não é mesmo?! Veja a seguir algumas dicas para driblar a procrastinação.

Por que não conseguimos ter a mesma produtividade como antes?

Nosso cérebro já condicionou que nossa casa é um lugar de descanso, é por isso que temos dificuldade de manter o foco. Tudo à nossa volta parece mais atraente do que a tarefa que precisa da nossa atenção. Ficamos mais suscetíveis a procrastinar, ou seja, a procurar fazer qualquer outra coisa que não seja a tarefa que precisamos executar. Tem um trabalho com prazo apertado para entregar, mas arrumar a cozinha ou organizar o guarda-roupa parece mais interessante? Isso é culpa da procrastinação. 

O que causa a procrastinação? 

A procrastinação é adiar uma tarefa por insegurança, pois você vai esperar estar bem o suficiente para executá-la, mas isso não acontece porque as inseguranças já associaram a tarefa com a ansiedade. É por esse motivo que pensar em fazer a tarefa causa um desconforto, e isso só faz com que você deixe para depois.

Como evitar a procrastinação?

Você viu?

Existem algumas atitudes que ajudam a evitar a procrastinação. 

  • Faça uma lista do que precisa ser feito e defina um prazo. 
  • Veja quanto tempo você vai demorar para terminar a tarefa, se for até 15 minutos, faça na hora, caso contrário, agende para outro momento do dia.
  • Não pense muito, isso só irá aumentar o sentimento de procrastinação. Tente fazer a tarefa quando lembrar dela. Pensou, terminou. 
  • Listas ajudam a não esquecer e ainda dão uma noção de tudo que precisa ser feito. Sempre faça listas. 
  • Se for uma tarefa diária, tenta associá-la a algo que você gosta, como por exemplo música.
  • Faça no seu ritmo, não se cobre muito! Comece a fazer a atividade simplesmente por fazer, você verá que o resultado será melhor do que você estava imaginando. 
  • Tudo bem se não conseguir fazer hoje, amanhã será um novo dia, uma nova oportunidade de tentar. Não desanime! Às vezes não estamos bem o suficiente para executar nossas tarefas e precisamos respeitar nossa mente e corpo. Faça o que você puder e não se cobre pelo o que não conseguir. Forçar alguma coisa quando não estamos bem, só irá desanimar e não queremos isso. Se dê um tempo!

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