João Bidu

Dia de São Longuinho: veja a história e a oração do santo
Larissa Silva
Dia de São Longuinho: veja a história e a oração do santo

No dia 15 de março ocorre a celebração do Dia de São Longuinho , um dos Santos mais populares na cultura brasileira. Afinal, quem nunca ouviu falar da suplica para encontrar objetos perdidos com sua ajuda? O famoso "São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (o nome do item que estou procurando), dou 3 pulinhos" é uma crença que se concretizou no imaginário popular. Mas quem foi este Santo?

Soldado que perfurou Jesus Cristo

Acredita-se que o soldado romano Longinus - cujo nome faz alusão à lança que mais tarde levou o nome de "Lança do Destino" - perfurou o corpo de Jesus Cristo quando estava na cruz. 

Da perfuração, escorreu sangue e água que caíram nos olhos do soldado, curando o seu problema de cegueira. Nesse momento, Longuinho disse "Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus”, e se tornou a primeira pessoa a reconhecer Jesus, após a morte, como o filho de Deus.

Após o milagre da cura, Longuinho abandonou o exército e, com o auxílio dos apóstolos, se tornou um monge na Capadócia, onde conquistou diversos seguidores e pregava a palavra e o testemunho cristão. Porém, quando descobriram que havia sido um soldado, sua verdadeira identidade foi entregue às autoridades.

Longuinho foi acusado de desertor e condenado à morte caso não renunciasse à fé. Mesmo sendo torturado por dias, Longuinho não negou sua crença e acabou sendo decapitado.

O Santo dos achados e perdidos

Foi o Papa Silvestre ll, em 999, que canonizou São Longuinho. Na história, conta-se que o processo de certificação do Santo já estava bem avançado, porém, os documentos para oficializá-lo foram perdidos.

Você viu?

Então, o próprio Papa rogou pela ajuda de Longuinho e, em pouco tempo, os papéis foram encontrados, concretizando, assim, a canonização. Até hoje esse Santo é rogado por pessoas de diversas religiões para ajudar a encontrar itens perdidos.

Oração para São Longuinho

"Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém".

LEIA TAMBÉM:

Santa Bárbara: 5 orações para ter a proteção da santa

Reze para Nossa Senhora das Graças: santa dos milagres

Santo de cada signo: simpatias e orações para o seu protetor

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários