João Bidu

Dia Internacional das Mulheres: mulheres que fizeram história
Ana Melo
Dia Internacional das Mulheres: mulheres que fizeram história

Para celebrar o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, selecionamos algumas mulheres que marcaram história com sua força e coragem. O Dia das Mulheres é muito mais que parabenizar e elogiar uma mulher, é um dia marcado por protestos no mundo inteiro pedindo direitos iguais entre homens e mulheres e outras pautas que envolvem melhor condições de vida e liberdade de decisão sobre o próprio corpo. E, nada melhor do que relembrar o nome de mulheres incríveis para comemorar a data! Veja a seguir, mulheres que fizeram história.

Mulheres que fizeram história

Joana d'Arc ( - 1431)

Joana era uma camponesa e virou heroína de seu país, a França. Joana teve seus feitos reconhecidos pela a Igreja e foi canonizada, tornando-se Santa apenas no século XX. A história de Joana d'Arc é bastante famosa, pois a jovem recebia visitas de anjos e santos dizendo para ela entrar no exército para ajudar o rei Carlos VII na guerra contra a Inglaterra. Joana obteve sucesso na sua jornada, porém, foi vendida para os ingleses e foi julgada a morte como herege e bruxa. 

Valentina Tereshkova (1937 - )

Valentona é russa e foi a primeira mulher a ir para o espaço. Quando tinha 22 anos, Valentina entrou em uma escola de paraquedismo e dois anos depois da Rússia mandar o primeiro homem ir ao espaço, Yuri Gagarin, Tereshkova foi escolhida para a próxima missão. No início, foram convidadas 5 mulheres como cosmonautas para o treinamento, mas, apenas Valentina Tereshkova foi a escolhida.

Anita Garibaldi (1821 - 1849)

Figura importante na Guerra de Farroupilha e na unificação da Itália. Anita nasceu no Brasil e tinha o nome, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mas abandonou esse nome quando abandonou seu primeiro marido e embarcou em um navio comandado por um revolucionário italiano. Anita colocou a mão na massa e lutou com armas de fogos várias vezes, conheceu reis e acompanhou diversas vitórias e derrotas, foi perseguida até a morte.

Marie Curie (1867 - 1934)

A polonesa Marie Skłodowska-Curie ganhou dois Nobel de física e química. Marie foi responsável por descobrir os elementos Rádio e Polônio, elementos químicos que compõem a tabela periódica.

Você viu?

Kathrine Switzer (1947 - )

Kathrine ficou conhecida, em 1967, após entrar na maratona de Boston em uma época em que só homens podiam se inscrever. Sua história ficou famosa com uma imagem de Kath correndo e outros homens, também maratonistas, tentando impedir que ela continuasse a corrida. Kathrine não desistiu mesmo sofrendo agressões e conseguiu terminar a prova, ficando conhecida por ser a primeira mulher a completar uma prova oficialmente.

Maria da Penha (1945 - )

Maria da Penha Maia Fernandes sofreu durante muitos anos violência doméstica por parte de seu marido e duas tentativas de feminicídio, mas entrou na justiça até conseguir que o crime fosse reconhecido e o réu fosse condenado de forma devida. Sua luta durou 19 anos e hoje Maria da Penha dá o nome à Lei que criminaliza a violência doméstica. 

Dandara dos Palmares ( - 1694)

Dandara foi uma guerreira negra que lutou contra a escravidão. Dandara fazia parte do planejamento de estratégias de resistência do quilombo. Junto com Zumbi dos Palmares, Dandara fez parte de uma dos maiores movimentos de resistência contra o regime escravocrata. 

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários