João Bidu

Saiba como lidar com emoções destrutivas para viver melhor
Redação João Bidu
Saiba como lidar com emoções destrutivas para viver melhor

As emoções destrutivas podem influenciar indiretamente a sua saúde e fazem com que você fique vulnerável para doenças emocionais e físicas. Isso porque o baixo astral é a porta de entrada para a ansiedade e o estresse, que são duas coisas que ninguém quer por perto! Assim, para te ajudar a combater essa negatividade, confira como as emoções destrutivas podem ser amenizadas para você ter mais qualidade de vida.


Como lidar com emoções destrutivas?

Baixa autoestima

Se você tem dificuldade em se olhar para o espelho, por não gostar de algumas das suas características físicas, pode ser que esse problema esteja se instalando na rotina. Geralmente o que motiva a baixa autoestima é a insatisfação com o peso corporal ou com alguma parte do corpo, como nariz, boca e sorriso.

Como combater?

Essa situação pode ser amenizada aos poucos, por meio de um processo de valorização pessoal. Cada pessoa tem uma característica distinta e é isso que faz cada ser único no mundo. Por isso, valorize tudo o que você se tornou até hoje e lembre-se das etapas que você venceu para estar aqui. Quando se está bem interiormente, o lado externo fica livre para mostrar toda a sua beleza natural!

Inveja

Esse sentimento é o mais autodestrutivo que existe, pois quando uma pessoa se entrega para a inveja, uma série de sensações ruins a dominam, como desejo de vingança, raiva e tristeza. Além disso, deixar de lado a própria vida para investigar o que outra pessoa está fazendo provoca o acúmulo de trabalho - e de estresse - o que ajuda ainda mais nas dores de cabeça.

Como combater?

Não importa qual seja o motivo da inveja, o importante é avaliar as razões pelas quais aquela pessoa ou situação lhe incomoda e trabalhar ao máximo para reverter esse sentimento. Por exemplo, se seu amigo conseguiu a vaga de emprego que você queria, não fique com inveja! Veja essa situação como uma alavanca para que na próxima oportunidade você dê o melhor de si.

Raiva

Esse sentimento pode estar presente em diversas áreas da vida, muitas vezes até silenciosamente. Assim, quando você sentir esse sentimento, não deixe-o de lado! O melhor é verificar o motivo e admitir o que está sentindo. A aceitação do problema ajudará para que os momentos de explosão sejam mais equilibrados e contidos com facilidade. O que motiva a raiva é a sensação de estar em segundo lugar, a humilhação e a própria inveja.

Você viu?

Como combater?

Se você acredita que está difícil ter paciência, o melhor é recorrer a soluções que permitam o autocontrole. Assim, trabalhe o lado psicológico por meio da meditação e, quando puder, tenha pausas no trabalho para fazer atividades que você gosta. A argumentação e a coerência são ferramentas que podem te guiar nos momentos em que a cabeça estiver quente.

Ciúmes

Esse sentimento é parecido com a inveja, mas um pouco mais leve. O ciúme é mais sentido nos relacionamentos amorosos e é o grande motivo para o fim deles. O excesso de preocupação, questionamento e fantasias de traição fazem com que um peso se instale nos seus ombros - aumentando até as chances de desenvolver a ansiedade.

Como combater?

A psicoterapia pode ser uma boa solução para você conseguir aprender a controlar essa emoção. Mas esse processo exige paciência e determinação, pois os resultados não aparecem de um dia para outro! Para alcançar os resultados, primeiro tenha vontade de mudar e aceite que algo precise ser feito.

Ansiedade

Essa emoção pode ser motivada por diversos agentes, como a baixa autoestima, estresse, o excesso de preocupação, entre outros fatores. Todas as pessoas em algum momento vão sentir um sintoma de ansiedade. O problema é quando esses efeitos são duradouros e atrapalham a rotina da pessoa. Sinais como compulsão alimentar, perda de cabelo e dores de estômago são algumas indicações de que é hora de procurar ajuda médica.

Como combater?

Consuma alimentos com propriedades calmantes e tenha o hábito de praticar meditação e yoga. Essas atitudes ajudam a manter o corpo e a mente mais relaxados. Reserve também um tempo para si mesma, pois a tranquilidade pode ser encontrada dentro de você mesma.

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