João Bidu

São João Bosco: Conheça a história do Santo Mestre
Ana Melo
São João Bosco: Conheça a história do Santo Mestre

Hoje, dia 31 de janeiro,comemora-se o dia de São João Bosco, um padre que dedicou a vida aos estudos e à juventude. Conheça a história do Santo Mestre e Pai da Juventude. 

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link !

Quem foi São João Bosco?

São João Bosco

João Melchior Bosco , filho de camponeses analfabetos, nasceu em 16 de agosto de 1815 na Itália. Bosco teve que trabalhar como alfaiate, sapateiro, ferreiro entre outras funções para bancar seus estudos. O padre sempre teve o apoio da mãe que passou-lhe os ensinamentos cristãos e sua fé. 

São João Bosco sempre acreditou no poder da educação e, ao ver que muitos jovens abandonaram a escola pelas dificuldades financeiras, o Padre começou a promover atividades nas escolas como teatro, música, mágicas entre outras atividades para atrair os jovens e, ao fim das apresentações, pregava a palavra de Deus. Seu apoio e incentivo aos jovens repercutiu na cidade, tornando-o conhecido por sua fé e dedicação.

Após a conclusão do seminário para virar padre, João ficou conhecido como Dom Bosco e começou a evangelizar as pessoas. O padre conseguiu um terreno em Turim, Itália, e fez do lugar um abrigo para os necessitados. O espaço mostrou grandes resultados, atraindo outras pessoas para trabalhar e ajudar no objetivo de Dom Bosco. Essas pessoas ficaram conhecidas como Salesianas após fazerem o voto de religiosidade, pobreza e castidade. O sucesso do espaço inspirado em São Francisco foi tão grande que se espalhou para outros países. 

Dom Bosco contribuiu para a criação do sistema educacional que existe hoje. O Santo morreu aos 72 anos de vida, em 1888. O padre foi canonizado pelos títulos de Pai da Juventude e Santo Mestre. 

Orações para Dom Bosco:

Novena de São João Bosco

Você viu?

Oração deve ser feita por 9 dias e ser finalizada com um Pai-Nosso.

“Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivastes às múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.

São João Bosco, rogai por nós!”

Oração

“Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus. Amém!”

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários