João Bidu

Margarida: conheça o poder da flor do amor e da juventude
Larissa Silva
Margarida: conheça o poder da flor do amor e da juventude

Cultivar plantas em casa é uma atividade que ganhou destaque na quarentena. Deixar a casa mais verde e ter uma rotina de cuidados com as plantas são maneiras de manter a saúde mental saudável e de ter também um passatempo neste período de isolamento social. 

Plantas e flores possuem significados que enaltecem a beleza delas. Por exemplo, os girassóis são conhecidos por transmitir a energia do Sol e a vitalidade . O cravo simboliza boa sorte e a flor copo de leite é relacionada com a calma e a pureza.

Conhecer o significado das plantas e flores é uma forma de encontrar a melhor espécie para fazer parte do seu lar, de acordo com aquilo que você deseja transmitir e receber. Por essa razão, hoje vamos falar sobre a margarida ( Chrysanthemum leucanthemum ), também conhecida por bem-me-quer.

Margarida

A margarida pertence à família  Asteraceae , em que encontram-se outras flores como crisântemos e girassóis. Para cultivá-la em casa é preciso plantar a flor em um solo fértil com matéria orgânica, adubar a cada 30 dias, regar regularmente e deixar que a planta receba o sol da manhã, por aproximadamente seis horas.

No passado, as donzelas eram presenteadas com margaridas porque a flor é associada à juventude, pureza e ao amor. A planta também simboliza bondade, afeto e paz, por isso ela é perfeita para se ter na casa, pois ela tem o poder de deixar o ambiente mais aconchegante, jovial e cheio de ternura.

Além disso, a flor é capaz de influenciar o humor de forma positiva. Você pode se sentir mais gentil, animado e eloquente. Em momentos de mudanças, a margarida ajuda no processo de adaptação e nas relações de amizade.

No campo da beleza a margarida já foi usada em cremes para hidratar os cabelos; já no campo da medicina, ela foi testada para tratar ferimentos e para reduzir a febre.

Em geral, a margarida branca é a mais conhecida e procurada. Contudo, a flor também pode ser encontrada com outras colorações e cada uma tem um significado próprio. 

  • Margarida branca:  representa a juventude;
  • Margarida amarela:  simboliza o amor verdadeiro;
  • Margarida rosa ou vermelha:  são relacionadas ao desejo amoroso;
  • Margarida azul:  presentear alguém com essa flor simboliza fidelidade;
  • Margaridas multicoloridas:  em conjunto representam a vitalidade e a alegria.

Simpatias com margarida

Para aumentar a beleza

Em uma noite de Lua Cheia, ferva três litros de água com as pétalas de três rosas vermelhas e de uma margarida; coloque duas colheres (sopa) de mel e três gotas de perfume de jasmim.

Você viu?

Deixe a mistura ferver por cinco minutos, mentalizando que sua beleza e poder de sedução estão aumentando, bem como a temperatura da água. Em seguida, espere a mistura amornar, jogue a água na pia e enterre as pétalas em um vaso florido.

Para ficar mais cheio(a) de boas energias

Durante uma semana, coloque uma margarida em um copo com água às 20h. Olhe para a flor e pense em como sua vida poderia ser diferente: imagine-se cheio(a) de saúde, com alguém que ama ao seu lado e cercado(a) de carinho. Em seguida, reze dois Pais-Nossos, uma Ave-Maria e um Credo, oferecendo ao seu anjo da guarda . Troque a flor todos os dias, enquanto repete o ritual, mas não jogue fora as plantas. Após uma semana, junte todas as flores, embrulhe em um jornal e jogue-as no lixo.

Para ter tranquilidade 

Consiga 13 folhas de margarida e coloque em um saquinho junto com um escapulário de Nossa Senhora do Carmo, que você encontra em lojas de artigos religiosos. Feche com um barbante. Leve o patuá para onde você quiser, sem deixar que ninguém o veja. Após sete dias, separe o escapulário e jogue o saquinho e as folhas no lixo. Use o acessório sempre que quiser.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  Link !

LEIA TAMBÉM:

Descubra quais plantas ter dentro de casa e quais evitar

Plantas da sorte: 9 espécies para presentear ou ter em casa

Descubra qual planta combina com seu signo

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários