João Bidu

A flor do Natal: Conhea mais sobre a Poinsettia
Ana Melo
A flor do Natal: Conhea mais sobre a Poinsettia

Poinsettia é uma flor que sempre dá as caras nessas época do ano nas decorações de Natal. E não é à toa que ela é tão vista e usada, existe uma lenda que faz com que essa flor seja figura carimbada na época que marca o nascimento do menino Jesus Cristo, além de outros fatores. 

A Poinsettia é uma flor nativa da América Central, e pertence à família das Euforbiáceas. Apesar de serem comumente vistas em vasos, essas flores são consideradas de grande porte e formato arbóreo, podendo atingir até 3 metros de altura se forem plantadas em solo. As Poinsettias florescem somente uma vez a cada ano, no período do Natal.

O que engana na Poinsettia são as suas brácteas que são as folhas vermelhas de cor vibrantes para atrair os polinizadores já que suas flores são pequenas e pouco atraentes. Essa modificação ocorreu devido a sua necessidade de reprodução na natureza.

A tradição de usá-las nas decorações de Natal se espalhou a partir dos Estados Unidos, onde essas flores são chamadas de Christmas Star (estrela-do-natal) ou Christmas Flower (flor-do-natal). Seu uso se deve pelas cores vibrantes de vermelho e verde, cores típicas da celebração natalina.

A lenda da menina Pepita

A Poinsettia é bastante relacionada ao Natal também por uma lenda de origem mexicana que conta a história de uma menina pobre do México, chamada Pepita. 

A menina Pepita estava triste por não ter condições de presentear o Menino Jesus, porém, seu primo Pedro disse a ela que Jesus ficaria feliz e seria grato por receber qualquer presente que fosse de coração. 

Você viu?

Depois de pensar sobre o que seu primo falou, Pepita foi à beira da estrada e fez um ramo de folhagens que encontrou por lá. Porém, a menina ficava cada vez mais triste ao olhar o ramo que tinha em mãos enquanto caminhavam rumo à uma pequena capela da cidade. 

Ao chegarem, Pepita se aproximou do altar e lembrou-se da fala de seu primo, então encheu seu coração com pensamentos de amor e carinho, e colocou o ramo de folhagens no pé do presépio. De repente, as folhagens se transformaram em flores de cores vermelhas bem fortes. Todos que assistiram ao acontecimento tinham a certeza que estavam vendo um milagre acontecer. 

Origem do nome Poinsettia 

A origem do nome dessa planta e sua popularização começou por Joel Robert Poinsett, médico e botânico estadunidense, que exerceu o cargo de embaixador no México por um tempo e ficou encantado pela flor nativa de lá. Ao voltar para seu país, Poinsett presenteou amigos e conhecidos com mudas da flor e deu alguns exemplares para jardins botânicos. A flor foi batizada de Poinsettia em homenagem a Joel. 

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários