João Bidu

Dia de Ians: A deusa das tempestades
Redao Joo Bidu
Dia de Ians: A deusa das tempestades

Hoje, dia 4 de dezembro , celebra a divindade afro-brasileira Iansã! Orixá dos ventos e tempestades, Iansã representa movimento, mudanças e deslocamentos. A divindade faz sincretismo com Santa Bárbara. 

Iansã tem domínio sobre os ventos e todos os fenômenos naturais como furacão, chuva e raios. Além disso, Iansã é responsável por conduzir os espíritos desencarnados que lhe foram entregues por Obaluaiê. 

Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá e amante de Xangô. O nome Iansã foi escolhido por Xangô e pode ser traduzido como "mãe do entardecer". Conhecida também como Oyá ou Oiá, Iansã é uma deusa guerreira que representa independência e força feminina. 

Para montar guia para a deusa

Saudação: “Epahei Oyá!” .

Cores: vermelho, branco, marrom e amarelo. Faça sua guia em uma quarta-feira. Depois de pronta, deixe por duas horas dentro de um copo com água e sal e ponha para receber as energias do sol por 30 minutos.

Oferenda

A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Orações para Iansã

Oração 1

"Ó gloriosa Mãe Guerreira, dona das tempestades,

Protegei-me eu e minha família contra os maus espíritos,

Para que eles não tenham forças de atrapalhar minha caminhada,

E que não se apossem da minha luz.

Ajudai-me para que as pessoas más intencionadas

Não destruam minha paz de espírito.

Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado,

E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe.

Você viu?

Ajudai-me na união da minha família, para que a inveja

Não destrua o amor que há em nossos corações.

Mãe Iansã, em vós eu creio, espero e confio!

Que Assim seja e Assim será!”

Oração 2

“Oh Mãe Iansã, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura, 

Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graça a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem o poder de dominar a furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.”

Oração para Santa Bárbara

“Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida.

Para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

LEIA TAMBÉM:

Orixás: Conheça mais sobre essas divindades

Aprenda a montar um Guia para o seu Orixá protetor

Orixás: Saiba o que agrada cada divindade

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários