João Bidu

undefined
Redação João Bidu
Dia de finados: veja as preces pelas almas dos falecidos

O dia 2 de novembro é estabelecido como o dia dos que já se foram, denominado de Finados . Nesta data, é costume dos fiéis rezar pela alma das pessoas queridas, seja acendendo velas ou indo à missa em intenção à memória delas, possibilitando que sintam todo o nosso amor e carinho.

Neste momento de pandemia, em que o mundo está enfrentando a dor da perda de milhares de vidas, o dia de finados ganha um maior significado entre os vivos. Esta data mostra como a vida é frágil e passageira, por isso mais do que nunca, homenageie as pessoas que já foram, mas não esqueça de valorizar aquelas que continuam conosco.

A data 2 de novembro foi escolhida para os finados por causa do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1 de novembro. Como essa celebração é uma forma de homenagear os indivíduos que morreram com o título de santos, nada mais justo que no dia seguinte ser a vez de homenagear os demais falecidos do mundo, que precisam ter suas almas guiadas aos céus.

Celebrar os mortos é um costume bastante popular nas culturas. No caso do dia dos finados, a data foi inspirada em crenças da Antiguidade, especialmente do judaísmo.

+ Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste  LINK !

Dia de finados: confira as orações pelas almas dos falecidos

Prece aos finados

“Deus, nosso Pai, ouve as nossas preces, sede misericordioso para com todos os vossos filhos que chamastes deste mundo. Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz! Que encontrem em vosso olhar o perdão que sempre suplicaram. Não permitas que sofram aqueles que creram em vós. Que as suas vidas não sejam tiradas, mas transformadas. Concedei-lhes que, tendo participado da morte do Cristo, participem igualmente de sua ressurreição. Fazei brilhar para eles aquele dia em que Jesus vai ressuscitar os mortos, tornando o nosso pobre corpo semelhante ao seu corpo glorioso. Senhor, acolhei todos os nossos falecidos no banquete de vosso reino. Nós nos unimos a eles, esperando também, um dia, saciar-nos eternamente da vossa glória, quando enxugardes toda a lágrima dos nossos olhos. Então, contemplando-vos como sois seremos para sempre semelhante a vós e cantaremos juntos sem cessar os vossos louvores. Tudo isso vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, e unidos pelo mesmo espírito.”

Pelas almas dos falecidos

“Dá, Senhor, a alegria da vida que não termina aos meus falecidos, a todos os falecidos. Abre para eles de par em par a felicidade da tua casa, onde não há ‘nem choro, nem pena, nem dor, nem sofrimento, nem morte’. Permite-lhes, Senhor, recordar-se de nós, para que nos ajudem a não nos esquecermos jamais de ti.”

Oração para a alma de um ente querido

“Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém".  Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

Fonte: Livro O poder da Oração - Rezar com o Espírito Santo, do Padre Luiz Carlos de Oliveira, Editora Santuário.

LEIA TAMBÉM:

    Veja Também

      Mostrar mais