João Bidu

undefined
Fernanda Villas Bôas
Como cada signo encara a dor da perda?

A morte de uma pessoa querida é um acontecimento transformador na vida de qualquer um, mas, depois do primeiro impacto, as reações de cada signo tendem a variar. Alguns sofrem abertamente; outros preferem esconder os próprios sentimentos ou procuram agir racionalmente. Confira o comportamento do seu signo!

Áries

Quando alguém próximo morre, sua primeira reação é explosiva: uma mistura de negação, tristeza, inconformismo e até raiva do destino... Aos poucos, no entanto, você começa a aceitar a partida e a se concentrar no momento presente. Na sua visão, cada instante é único e deve ser vivido intensamente!

Dica: mantenha o foco nas boas lembranças de quem se foi. Você vai valorizar ainda mais a vida e os encontros afetivos que ela proporciona. 

Touro 

Perder uma pessoa amada é angustiante para o seu signo, que sente muita dificuldade de se desapegar. Numa situação de luto, você costuma se isolar e sofrer no seu canto, preferindo compartilhar seus sentimentos apenas com os mais chegados. Uma de suas táticas para aplacar a dor é mergulhar no trabalho. 

Dica: a natureza pode ajudar você a se conectar com sua espiritualidade. Que tal cuidar de uma míni-horta ou de um jardim?

Gêmeos 

Você tende a elaborar racionalmente o luto. Claro que vai sofrer diante da partida de alguém estimado, mas sua preocupação maior é cuidar de quem estiver se sentindo ainda mais desorientado e sem chão. No caso de morte em família, Gêmeos procura servir como um ponto de apoio para todos os parentes.

Dica: as interpretações religiosas da vida após a morte podem ser úteis durante o luto. É possível que o kardecismo console você. 

Câncer 

A perda de uma pessoa amada é profundamente dolorosa para o seu signo. Câncer tem vocação para criar laços permanentes com amigos e familiares, por isso, a morte, mesmo que seja esperada, é um acontecimento avassalador para o seu coração. Em alguns casos, o acompanhamento terapêutico pode ser indicado. 

Dica: a vivência espiritual pode funcionar como um antídoto para o luto. Procure se aproximar de uma religião e de um grupo de assistência social.

Leão  

Como os demais signos de Fogo, você é uma pessoa muito ligada à vida. Assim, encara a morte com estranhamento, mas não tende a prolongar o luto. Em vez disso, tenta confortar quem se sente mais afetado do que você pela partida de alguém. Nessa hora, procura incentivar o enlutado a encarar a morte como uma parte inerente ao ciclo da vida. 

Dica: o luto é uma boa oportunidade para você compreender melhor o sofrimento alheio e a desenvolver a empatia: experimente!

Virgem 

Seu jeito realista de encarar a vida não permite que você estenda o luto além do período normal. Diante da morte de um ente querido, sua principal contribuição é cuidar das questões práticas. Apesar de sofrer, costuma encarar com resignação a morte em decorrência de doença grave ou idade avançada. 

Dica: leitura espiritualista e meditação podem acionar seus canais sensíveis. Isso vai permitir que você reencontre seu eixo, viu? 

Libra  

Num primeiro momento, você leva um baque diante da notícia da morte de alguém querido. Aos poucos, porém, começa a digerir o acontecimento e tenta se equilibrar emocionalmente para confortar aqueles que se recusam a aceitar a perda. Sua motivação é unir os enlutados para que todos se fortaleçam. 

Dica: se a dor for muito aguda, procure seus melhores amigos ou um grupo de ajuda mútua para seguir em frente sem desanimar, tá?

Escorpião

Instintivamente, você sabe que a morte faz parte da vida, mas, na hora do luto, essa informação some da sua cabeça e seu coração fica despedaçado. Sua maneira sofrida de reagir à morte mobiliza parentes e amigos, que se esforçam para lhe oferecer consolo. Depois do luto, você sente que mudou por dentro.

Dica: transforme o luto numa maneira de expandir sua vida espiritual. Assim, encontrará alívio e sentido para seu sofrimento.

Sagitário 

“Quem morre não deixa de existir – apenas passa para o lado de lá”. É assim que você compreende a morte. Por isso, seu luto carrega a tristeza da saudade, mas jamais anula a existência da pessoa amada, já que você confia num reencontro espiritual. Diante do sofrimento alheio, você demonstra muita compaixão.

Dica: dissemine sua forma positiva de encarar a morte para propiciar um alento para todos que estiverem sofrendo ao seu lado. 

Capricórnio 

Você tem os pés fincados no chão e, na hora do luto, permanece fiel a essa postura: na sua concepção, a morte é tão natural quanto a vida. Não significa que não vai se entristecer diante de uma perda, mas tem consciência de que a dor, uma hora ou outra, irá ceder. Você faz parte daqueles que consolam os mais aflitos.

Dica: diante do luto, desenvolva sua espiritualidade. Isso vai permitir que você se conheça melhor e compreenda sua realidade. 

Aquário  

Sua forma objetiva de interpretar a realidade se aplica à morte: no seu entendimento, as coisas estão em constante transformação. Por isso, a morte não deveria provocar sobressaltos, uma vez que é inevitável. Você não processa bem o luto, por isso, nessa hora, prefere se afastar e administrar essa emoção do seu jeito.  

Dica: sua curiosidade sobre tudo e todos pode levar você a desenvolver um interesse pela esfera espiritual da realidade – que tal?

Peixes

A morte de um parente próximo ou amigo querido é devastadora para você, que tem o dom de se conectar com as pessoas. Em geral, seu luto é longo e penoso; e a saudade pode permanecer para sempre, mesmo que você não demonstre isso. O que alivia seu coração é a certeza de que a vida continua no mundo espiritual. 

Dica: use sua habilidade de enxergar a alma humana para confortar os enlutados ao seu redor. Isso será restaurador para o seu espírito!

Texto: Fernanda Villas Bôas

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários