João Bidu

undefined
Ana Melo
Veja as diversas simbologias das abelhas

Muito se fala da preocupação da preservação das abelhas devido a sua importância como um dos principais polinizadores para o meio ambiente. As abelhas não só tem uma importância enorme para a natureza como também carregam diversas simbologias que vamos mostrar porque a presença delas são tão preciosas para se ter por perto.

Algumas espécies de abelhas entraram na lista de animais em risco de extinção por diversos fatores, principalmente, pelo uso de determinados agrotóxicos, o que incentivou algumas organizações mundiais a tomarem medidas para controlar a situação. A questão preocupa pois são animais responsáveis por até 80% da polinização na natureza. E sabendo da importância dessas polinizadoras, elas ganharam destaques em diversas culturas.

As abelhas simbolizam cooperação, lealdade, disciplina, organização, ordem, alma e tantos outros significados e representações que esse animal ganhou em diversas culturas e religiões. A abelha-rainha, por exemplo, simboliza a realeza e fertilidade pela sua função dentro da colméia. 

Esse animal carrega diversos significados dentro do cristianismo , como a representação do bem e o mal pela produção do mel e uso do seu ferrão quando sentem a necessidade e, também, representa a Cristo justamente pela sua doçura e misericórdia pela produção do mel e a justiça associada ao ferrão. Além disso, elas são a representação dos servos de Deus, como sendo leais e zelosos.

Já na Grécia Antiga a abelha é associada com a Deméter, deusa da colheita e da agricultura, e simboliza a transição da alma entre o mundo material e astral. Assim, como na Grécia, no Egito antigo acreditava que a abelha era o símbolo da alma e que elas surgiram das lágrimas do deus egípcio do sol, Rá, ganhando a representação da luz e da realeza.

Para o xamanismo , a abelha como animal de poder, representa a comunicação, cooperação, disciplina e ordem. São seres que trabalham duro pelo que acreditam e tem um enorme senso de comunidade. 

Simbologia dos sonhos

Sonhar com abelhas tem um significado bom, de sorte e sucesso na vida. Indica que seus caminhos irão se abrir. Ver abelhas é sinal de lucro. Se um homem sonha que levou uma picada do inseto, o sonho indica que falsos amigos invejam o sonhador. Se for uma mulher, o significa a possibilidade de gravidez.

LEIA TAMBÉM: 

Veja as mensagens espirituais que as borboletas transmitem

Fruta do Sol: simpatias com laranja para obter riqueza

Gatos na espiritualidade: limpeza e proteção astral

    Veja Também

      Mostrar mais