João Bidu

undefined
Ana Melo
Dia de São Crispim e São Crispiniano: História e oração

Dia 25 de outubro se comemora o dia dos santos, São Crispim e São Crispiniano , irmãos gêmeos que pregavam a palavra de Deus e trabalhavam como sapateiros, dedicaram a vida para espalhar a mensagem de amor e solidariedade. O santos considerados como padroeiros dos sapateiros, são venerados tanto pelos católicos quanto pelos umbandistas com associação de São Cosme e Damião.

Os irmãos nasceram em Roma, por volta do século III, e desde cedo se dedicaram ao cristianismo, mas tiveram que fugir para a França quando começaram a perseguir cristãos em sua cidade natal. Conhecidos por seu trabalho como sapateiros e a pregação da palavra, os irmãos abdicaram de bens materiais e viviam somente com o necessário para a sobrevivência, doando o resto do dinheiro que ganhavam com o trabalho. 

A história mais famosa desses santos é muito pouco associada ao nomes deles e fazem parte de uma das datas mais significativas e celebrada pelos cristãos. Na noite que celebra o nascimento do menino Jesus, 25 de dezembro, os gêmeos fugiram de sua cidade natal e foram para a França e, quando procuravam refúgio, apenas uma mulher viúva que vivia com o filho em condições bem humildes, recebeu os irmãos e dividiu o pouco que tinha com eles naquela noite. 

Bastante comovidos com a atitude da senhora, São Crispim e São Crispiniano passaram a madrugada do dia confeccionando um par de sapatos para o filho da viúva, e fizeram uma oração pedindo que a família fosse amparada. Deixaram o par de sapatos do lado da lareira e foram embora sem acordar os moradores da casa. Na manhã seguinte, quando a mulher acordou, encontrou os sapatos com moedas de ouro e assim a história se espalhou. Por isso, acredita-se até hoje que deixar meias ou sapatos perto da lareira no natal atrai prosperidade e fartura para o lar. 

São Crispim e São Crispiniano dedicaram suas vidas até o final pelo o que acreditavam e foram torturados e humilhados por sua devoção e trabalho como sapateiros, mas não abriram mão de sua fé. Os gêmeos são símbolos de dedicação, bondade, humildade e amor, a oração desses santos traz prosperidade para o lar e sabedoria.

Oração

"Oh! Deus, que com tão inefável bondade

inspirastes a vossos fiéis servos

Crispim e Crispiniano

a renúncia dos bens terrenos

e o amor das espirituais delícias,

o horror das mundanas vaidades

e os encantos da eterna bem-aventurança,

o desprezo das galas transitórias

e gosto dos trabalhos humildes:

Concedei-me, pela intercessão

destes ilustres Mártires

a graça da verdadeira sabedoria,

desprezando tudo o que é efêmero e caduco

para amarmos somente o que é salutar e eterna.

E vós inclitos Patronos,

que tão heroicamente empenhastes

a vossa vida para atear na terra o amor de Jesus,

intercedei por nós,

para que seguindo o vosso exemplo

possamos honrar sempre o nome cristão.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amém!”

LEIA TAMBÉM:

Dia de João Paulo II: santo que foi papa durante 26 anos

Dia de São Lucas: orações para ter a saúde protegida

Aprenda a fazer as orações da noite para um sono mais calmo

    Veja Também

      Mostrar mais