João Bidu

undefined
Larissa Silva
Confira como a Lua influencia o crescimento das plantas

Há tempos as fases da Lua são utilizadas para potencializar rotinas de beleza , cuidados com o corpo, bem como na preparação de simpatias especiais para cada período lunar. Essas práticas tornaram-se famosas por causa do misticismo sobre as energias da Lua, que se alteram de acordo com a fase em que ela se encontra. Por exemplo, a fase da Lua Crescente é conhecida por ajudar no crescimento dos cabelos e por favorecer as mudanças da vida.

Além dos benefícios para o corpo humano, a Lua também tem participação no crescimento saudável das plantas . Acredita-se que durante a Lua Cheia a luminosidade do satélite, assim como a temperatura do ambiente, são capazes de ajudar na germinação das sementes; já em outras fases, a energia lunar auxilia na circulação dos nutrientes presentes nas plantas e no solo e, também, favorece o desenvolvimento de determinadas espécies da natureza. Dessa forma, é possível usar as fases da Lua para cuidar do seu próprio jardim e, assim, mantê-lo sempre belo e saudável.

Para não ter erro na hora de cuidar das plantas, fique atento(a) em dois movimentos da Lua: o movimento crescente, que ocorre entre a Lua Nova e a Lua Cheia; e o movimento minguante, que é o período entre a última Lua Cheia até a próxima Lua Nova. Percebe-se que um movimento é o contrário do outro, formando assim um ciclo.

No movimento crescente, a planta distribui com mais facilidade os nutrientes por toda a sua estrutura. Esse efeito influencia na estética das folhas e das flores, tornando-as mais vivas e vibrantes. O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

Por outro lado, no movimento minguante os nutrientes são guiados para as raízes. Dessa forma, dedique esse período para a adubação do solo e a retirada ou poda de qualquer planta que você não quer que cresça no seu jardim. Como o solo está mais rico em nutrientes, o plantio de alimentos como cenoura e mandioca é eficaz.  

Ademais, há dois momentos especiais que as energias ficam mais intensas. Quando a Lua Nova estiver no seu máximo, a época torna-se boa para colher oleaginosas e de preparar a terra para um próximo plantio. Já a Lua Cheia representa o momento de colher as frutas. 

Para finalizar, você já deve ter ouvido falar dos períodos que a Lua está em uma constelação, por exemplo, em Áries. Esses momentos também podem influenciar as partes de uma planta. As sementes e os frutos são auxiliados pelo elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário). No caso da raíz, ela recebe estímulo quando a Lua está em uma constelação do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio). Tanto o caule quantos as folhas são beneficiadas na época do elemento Água (Câncer, Escorpião e Peixes). Por fim, constelações de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) ajudam no crescimento e no vigor das flores.

LEIA TAMBÉM:

Ciclo menstrual e as quatro fases da lua: descubra qual é a relação

Entenda o que é Lua Colorida e descubra as energias de cada uma!

Conheça as plantas regidas pelo Sol e os benefícios de cada uma

    Veja Também

      Mostrar mais